Pessoa contribuindo com a auditoria financeira (2)

Auditoria financeira: entenda o que é e quando fazer

A auditoria financeira é uma prática que cada vez mais vem ganhando espaço nas organizações. 

Isso ocorre principalmente devido a importância no controle e na análise das atividades que envolvem a operação da sua empresa. 

Independentemente do tipo, do tamanho e da operação, toda empresa está sujeita à irregularidades e falhas em seus processos, e em casos mais graves, fraudes que podem alcançar grandes proporções.

No entanto, com a auditoria financeira é possível prevenir e garantir um caminho seguro para evitar problemas às organizações e assegurar um crescimento saudável nos negócios. 

Nesse contexto, é comum que surjam as mais diversas dúvidas em relação ao assunto. Mas, não se preocupe! É aqui que iremos esclarecer tudo o que precisa saber em relação a auditoria financeira: o que é, a sua importância e benefícios e quando deverá ser realizada. 

Continua lendo. 

O que é auditoria financeira?

Do latim audire que significa ouvir, a auditoria é um processo utilizado para examinar as atividades desenvolvidas por uma empresa.

Embora tenha sua origem no latim, foi a partir da língua inglesa que surgiu o significado que conhecemos hoje para o verbo Auditar, que significa examinar, analisar, corrigir e certificar.

A Auditoria Financeira é uma ferramenta que serve para certificar se os controles e processos internos estão eficientes em relação à segurança no fornecimento de informações que são utilizados pela alta gestão e que impactam diretamente os setores relacionados à economia do negócio.

Um dos seus principais objetivos é a preocupação em certificar que os valores físicos existentes e registrados na empresa estão de acordo com os saldos apresentados nos extratos bancários, nos registros contábeis e no boletim de caixa, evitando assim eventuais irregularidades, fraudes ou desvios.

A auditoria financeira também é classificada como uma área de estudos da contabilidade, que tem por objetivo revisar as demonstrações financeiras, assegurando a fidelidade dos registros. Isso porque a Auditoria Financeira tem como responsabilidade aumentar o grau de confiança dos usuários quanto às questões financeiras da empresa.

É na auditoria financeira que são mapeados todos os processos desse departamento: transferências bancárias, pagamento de fornecedores, conciliações, etc.

Qual a importância da auditoria financeira?

É a auditoria financeira que garante que as finanças do negócio traduzam, fielmente e integralmente, a sua realidade. Além disso, é ela que garante também que os processos internos são eficientes. 

O mercado tende a credibilizar muito mais uma empresa que adota a auditoria como parte dos seus processos organizacionais, pois isso a torna uma companhia de alta confiança. Já que com ela a empresa está em constante melhoria no processo: promovendo a prestação de contas e garantindo que as normas e políticas legais da contabilidade estejam sendo aplicadas sem erros. 

Outro ponto importante da auditoria é na busca por investidores e acionistas. É através dela que é possível desenvolver uma percepção de amplo valor e confiança na empresa. Afinal, ninguém deseja investir em um negócio com possibilidades de falhas no processo, fraudes e/ou irregularidades, não é mesmo?! 

A auditoria financeira é um excelente instrumento no combate a falhas, fraudes, desvios e até furtos que podem ser cometidos por colaboradores mal-intencionados e, até mesmo, por sócios que não estão preocupados com a saúde financeira do seu próprio negócio.

Os benefícios da auditoria financeira

A auditoria financeira é utilizada de diversas formas e uma delas é como um componente estratégico. Isso porque além de garantir aos atuais sócios e acionistas que o seu faturamento é devidamente processado, sem perdas no caminho, ela também aumenta o prestígio da empresa no mercado, atraindo investidores e fortalecendo o seu valor. 

De forma geral, sabemos que o mercado tem uma tolerância extremamente baixa com companhias pouco confiáveis e auditoria financeira credibiliza ainda mais seu negócio perante um mercado bastante competitivo. 

Além disso, vejamos mais alguns benefícios da auditoria:

  • Fiscalização dos controles financeiros;
  • Acompanhamento da eficiência dos controles, processos e atividades;
  • Apontamento de falhas da administração e dos controles internos;
  • Garantia da sustentabilidade do negócio;
  • Maior observância das leis fiscais;
  • Segurança para colaboradores;
  • Melhoria na margem de lucro;
  • Certificação de segurança dos controles internos existentes;
  • Obtenção de melhores informações sobre a real situação financeira, econômica e patrimonial da empresa;
  • Dificulta desvios e pagamentos indevidos;
  • Acompanhamento da performance dos colaboradores.

Quando fazer uma auditoria financeira?

Embora algumas empresas optem em realizar apenas quando ocorre algum tipo de problema, a auditoria financeira pode ser realizada sem necessidade de um acontecimento específico.

A auditoria é uma ferramenta básica de um modelo de gestão maduro. Sendo assim, alguns gestores usam essa ferramenta de forma preventiva para identificar irregularidades que podem ser resolvidas ou evitadas e garantir a saúde financeira e estrutural da organização, que é fundamental para que ela se mantenha operando no mercado.

Outros gestores preferem realizar o procedimento periodicamente: mensal, trimestral ou anualmente. Outros, realizam apenas em casos de fechamento de um novo contrato ou com a finalização de outro. 

Como a auditoria tem objetivo de mapear o capital, checando o caminho percorrido por ele desde a fonte da receita até o seu devido uso, garantindo que nada foi desviado e que os processos e tarefas estão sendo executados de forma eficiente.

Um ponto importante para realização da auditoria financeira é conseguir enxergar a necessidade que sua empresa tem diante de uma auditoria, não necessariamente uma fraude.  É fundamental identificar o momento que sua empresa está vivenciando e aplicar a ferramenta sempre que necessário. 

Já que é um procedimento que visa identificar irregularidades e problemas que possam prejudicar o funcionamento da empresa, quanto mais frequentemente ele for realizado, maior a chance de o seu negócio ser beneficiado e os problemas resolvidos.

Conclusão

Embora possa parecer que auditoria é algo invasivo, principalmente para quem está iniciando no tema, seus benefícios são diversos e podem ser absorvidos por qualquer empresa, nos mais diferentes estágios de maturidade e porte. 

A auditoria financeira trará segurança e veracidade nas informações apresentadas pela sua empresa, tanto para os colaboradores como para investidores e sócios. Isso porque as tarefas seguirão padrões preestabelecidos, os processos serão analisados a fim de evitar irregularidades, fraudes ou furtos.

Para que tudo isso se consolide, é fundamental abraçar a auditoria como uma grande amiga de seu negócio. 

Está esperando o que para aderir a esse procedimento na sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *