Pessoa precisando de ajuda com a análise de viabilidade financeira Investir em novos projetos é um grande desafio que ainda causa ansiedade nos gestores. Isso porque, existe a indecisão gerada pela incerteza e os riscos dessa operação para o futuro financeiro da empresa.  Neste cenário, a falta de uma gestão correta, planejamento e um estudo de viabilidade financeira, podem acarretar impactos negativos para o seu negócio. Visto que, essas estratégias guiam o gestor para uma decisão guiada por dados, evitando o risco de fracasso em um novo projeto.  Desta forma, este artigo irá explorar uma dessas ferramentas fundamentais para que sua empresa possa realizar projetos com maior assertividade: A análise de viabilidade Financeira.  Assim, você irá entender mais sobre:  – O que é uma Análise de Viabilidade Financeira?  – Qual a importância dessa análise para sua empresa? – Quando a Análise de Viabilidade Financeira é necessário? – Como fazer a Análise Viabilidade Financeira?

O que é uma Análise de Viabilidade Financeira?

De forma clara, a Análise de Viabilidade Financeira é um estudo financeiro que permite calcular a viabilidade de execução de um determinado projeto, tanto em relação ao investimento de tempo como também de capital. Portanto, este deve ser posto em prática anteriormente a tomada de decisões de novos projetos.  Esta análise permite aos gestores uma previsão sobre o real potencial de retorno, e de maneira antecipada, indicar as possibilidades de sucesso ou fracasso de um determinado investimento.  [rock-convert-cta id=”2242″]

Qual a importância dessa análise para sua empresa?

Agora que ficou entendido o que é uma Análise de Viabilidade Financeira, vejamos algumas das vantagens do emprego desse estudo nos novos projetos da sua empresa.

01 – Avaliação de recursos:

Como explicado acima, a Análise de Viabilidade Financeira irá fornecer dados para antecipar o retorno e o êxito de um novo investimento. Logo, apresenta um papel indispensável para evitar desperdícios de recursos humanos e financeiros, através do direcionamento dos projetos mais rentáveis. Além disso, auxilia os gestores a direcionar recursos de acordo com as prioridades da empresa, aumentando a produtividade da mesma.

02 – Predição de retorno:

Um dos principais pontos fortes desta análise é a redução de riscos a partir de projeções baseados em dados, evitando a realização de projetos sem o retorno mínimo necessário. Além do mais, possibilita também a previsão do tempo necessário para a recuperação de capital, e assim, permite análises de curto e longo prazo. 

Quando a Análise de Viabilidade Financeira é necessária?

Muitos investidores presumem que A Análise de Viabilidade Financeira deve ser realizada apenas para classificar a rentabilidade de novos investimentos.  Na verdade, essa ferramenta tem um uso versátil para quaisquer projetos em avaliação, seja uma nova atuação estratégica, abertura ou expansão do negócio, ou até mesmo, a comparação e decisão entre investimentos.   Deste modo, podemos dizer que as palavras chaves para esta análise são: risco e rentabilidade. 

Como fazer a Análise Viabilidade Financeira?

Agora que você está convencido da importância e versatilidade da Análise de Viabilidade Financeira, iremos explanar como este pode ser elaborado, para que você possa aplicar de forma prática no seu negócio. Assim, elencamos algumas etapas necessárias para o cálculo da sua análise. 
  1. Observe o Mercado
Sabemos que o mercado, principalmente, após o início da pandemia vem mudado constantemente, sendo assim, é necessário se manter competitivo para continuar ativo. Logo, é preciso estar atento ao comportamento do mercado, pois o mesmo, pode ditar seu sucesso. É essencial levar em consideração da aceitação do seu produto pelo público-alvo desejado, a sazonalidade, e a situação econômica de dada região.  Neste primeiro momento, é necessário captar todos os dados necessários para descrever o ambiente em que sua empresa está inserida, bem como, como ele irá reagir após a execução do seu novo projeto. Dessa maneira, pode ser utilizado dados da persona do seu produto e até mesmo dos concorrentes, para entender como os mesmos estão construindo a estratégia. 
  1. Realize Projeções
Tendo em mão as análises do mercado, está na hora de realizar as projeções, sejam de receitas, investimentos, custos ou despesas, em pelo menos dois intervalos de tempo após a implantação do projeto. Essa metodologia, irá auxiliar você, como gestor, a tomar decisões mais assertivas com base em dados, deixando de lado a intuição.  No entanto, os gestores devem ser realistas nesta projeção, tendo como guia dados atualizados do mercado e investimento, de modo a se evitar decepção nos investidores.  Além do mais, é comum ocorrer o aumento nas despesas e custos de operação com o aumento da renda obtida. Desta forma, realizar projeções em diferentes cenários de mercado (otimista, neutro e pessimista) irá trazer maior segurança em relação as possíveis realidades que o negócio venha a se encontrar. 
  1. Analise de Indicadores
Esta etapa é uma das essenciais para o bom resultado da sua análise, uma vez que serão os indicadores que irão ditar a viabilidade do seu investimento. Sendo assim, além de desenvolver indicadores é preciso construir uma rotina de monitoramento dos mesmos, com uma periodicidade específica. Pois, essa prática poderá auxiliar a prever situações negativas e tomar planos de ação preventivos.    A seguir, preparamos alguns exemplos que você pode utilizar na sua organização:  
  • Taxa interna de retorno (TIR): Este é um indicador de rentabilidade de um investimento, expresso em porcentagem. Este valor deve ser considerado em relação às projeções financeiras, de forma que quanto maior o valor do indicador, melhor serão as previsões financeiras da empresa;
  • Taxa mínima de atratividade (TMA):É o retorno mínimo esperado pelos investidores. Retrata os prováveis riscos de acordo com o segmento de mercado;
  • Valor presente líquido (VLP): Trata-se do fluxo de caixa previsto para a empresa. Seu cálculo leva em consideração o TIR e o TMA; 
  • Payback: Trata-se do momento da recuperação financeira dos investimentos, ou seja, quando o caixa acumulando apresenta valor positivo;
  • Break-even: Este é o ponto em que o retorno financeiro ultrapassa o capital investido, de forma que a empresa consegue se sustentar com aquilo que recebe. Diferentemente do Payback, o Break-even trata do retorno necessário para suprir os custos da organização, após o investimento ser pago;
  • Exposição máxima de caixa: É o montante necessário para o funcionamento da empresa até a geração de lucros. Aqui é calculado todos os custos e investimentos, indicando ao gestor a possibilidade de suprimento dos custos iniciais; 

Conclusão

Por fim, ficou claro que a capacidade de se antecipar riscos ou sucessos nos novos investimentos se torna mais fácil e preciso através da utilizado de uma Análise de Viabilidade Financeira. Seja ela, uma nova empresa, um novo produto ou novo processo a ser adotado.  Desta maneira, implantação dessa estratégia permite reduzir desperdícios financeiros e humano e de tempo, em novas jornadas que não apresentam retorno desejado pela organização.  Para tal, vimos que é necessário compreender o mercado que seu negócio está inserido, como age o seu público alvo, e quais os aspectos financeiros desejados e disponíveis na sua empresa para alcançar o sucesso do novo investimento.  Assim, com decisões guiadas por dados, a incerteza sobre a tomada de novos projetos pode ser diminuída, e aquela ideia valiosa pode-se tornar realidade.  Caso você deseje se aprofundar mais no assunto e obter melhores resultados, conte com o auxílio de empresas especializadas nesse ramo que poderá oferecer serviços de consultoria, tornando a análise mais assertiva. [rock-convert-cta id=”2207″]

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