3 práticas para seu negócio alcançar os melhores resultados

Neste texto, você vai:

  • Entender que vender muito não garante o sucesso de um negócio;
  • Conhecer três práticas simples que podem ajudar qualquer empresa a alcançar resultados efetivos.
 

Achar que vender muito sempre vai gerar muito lucro é uma tentação que pode estar na mente de muitos empresários, inclusive os experientes. Porém, vender muito do jeito errado pode levar uma empresa à falência no médio e longo prazo. Conseguir alcançar resultados efetivos é uma tarefa difícil, mas temos 3 práticas que podem ajudar sua organização a ter resultados de verdade.

Todo empreendedor sabe a importância de acompanhar de perto o andamento do negócio. Como diz o ditado popular: o olho do dono que engorda o gado. Acontece que, às vezes, o excesso de informações e demandas sobrecarrega o administrador e ele pode diminuir sua habilidade de enxergar e solucionar os problemas. Você já passou por isso?

Uma consultoria pode ser de grande ajuda para fazer você entender o que está acontecendo e tomar decisões de forma mais assertiva. Saiba mais sobre os benefícios de contratar uma consultoria clicando aqui. Mas, antes de buscar um profissional, veja alguns pontos que separamos para te ajudar a alcançar resultados mais efetivos.

3 AÇÕES PARA A EMPRESA ALCANÇAR RESULTADOS EFETIVOS

1. Ter um planejamento e segui-lo

Sem planejar, a empresa não sabe onde chegará. É por meio do planejamento que a empresa se define, traça sua razão de existir, onde quer chegar, por quais caminhos e com que valores.

É no planejamento, que a organização define suas metas e seus objetivos, sempre seguindo uma estratégia e um método, como o padrão SMART, por exemplo.

Para esse método, metas e objetivos devem ser: Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e baseadas em um prazo (Time-based).

Além disso, é no planejamento que devemos traçar os caminhos a serem percorridos para que as metas sejam alcançadas, ou seja, definir as ações a serem realizadas.

2. Ter processos bem definidos

A gestão de processos é uma forma de otimizar a produção e os resultados da empresa, ou seja, ela está diretamente relacionada à lucratividade da organização. Quando todos os colaboradores entendem os processos, gerenciar qualquer tema relacionado à produção se torna menos complexo.

O objetivo da gestão de processos é conferir padronização e sistematização às atividades, aumentando, em consequência disso, as chances de melhores resultados. O infográfico a seguir mostra alguns passos para implementar a gestão de processos na sua empresa e melhorar a performance dela.

3. Desenvolver um modelo de competências

Apesar de a tecnologia ajudar muito na administração atualmente, grande parte do sucesso dos objetivos vai depender das pessoas. Por isso, é fundamental ter colaboradores qualificados e alinhados à missão e à cultura da empresa.

Nesse sentido, desde a seleção do time de funcionários, deve-se ter um modelo de competências definido e alinhado ao planejamento estratégico. Esse documento define as habilidades e competências que o colaborador deve ter para que seja possível o alcance das metas empresariais que foram definidas no planejamento.

Podemos dizer que há pelo menos três tipos principais de competências a serem avaliadas pelas empresas:

Competências conceituais: diz respeito ao domínio do que deve ser empregado na execução técnica;

Competências técnicas ou Hard skills: diz respeito à habilidade para execução das funções específicas do campo de atuação;

Competências interpessoais ou Soft skills: diz respeito às habilidades comportamentais dos indivíduos e que faz com que eles se comuniquem e se relacionem de forma adequada com os demais.

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