Como fazer um plano de marketing

Como criar um Plano de Marketing: 5 partes essenciais

Quando ouvimos falar em “Plano de Marketing”, publicidade talvez seja a primeira coisa que vem à mente. Podemos dizer que até tem a ver com publicidade, mas é muito mais que isso. A Promoção é apenas uma das estratégias envolvidas no plano de marketing. Para conhecer mais sobre esse importante instrumento, leia este post até o fim e conheça os principais pontos.

 Neste texto você vai:

  • Aprender o que é e para que serve um plano de marketing;
  • Conhecer os principais pontos de um plano de marketing;
  • Saber os benefícios de ter um plano de marketing.

Para irmos direto ao ponto, o Plano de Marketing nada mais é que um documento que dá orientações sobre as iniciativas e ações de marketing da empresa. Ele também apresenta os objetivos de marketing e as metas da organização, assim como o caminho que deve ser percorrido para o alcance desses objetivos e metas. Informações sobre a empresa, o mercado em que ela está inserida, os produtos e serviços oferecidos, clientes, concorrência e muito mais.

Mas como estruturar o seu Plano de Marketing?

Antes de apresentarmos os pontos que devem compor um Plano de Marketing, é importante destacar que há diferentes modelos pela internet. Por isso, nosso time escolheu os pontos essenciais de um bom Plano para que você comece a planejar o sucesso do marketing do seu negócio. Se você deseja um Plano de Marketing completo e profissional, lembre-se que pode contar com a Inova. Clique aqui para falar com um consultor e conhecer mais sobre nosso diagnóstico gratuito

De modo geral, Planos de Marketing completos contêm:

Agora vamos apresentar um pouco sobre cada uma desses tópicos.

SUMÁRIO EXECUTIVO

Essa seção administrativa apresenta informações como: o histórico e a contextualização da empresa, sua Missão, Visão e Valores, além de um resumo dos principais objetivos, estratégias e esforços de marketing, que serão apresentados no Plano de Marketing. 

O objetivo desta seção é importante para orientar os envolvidos sobre o alinhamento entre os propósitos da organização e as ações idealizadas, que também devem levar em conta o Plano de Negócios.

ANÁLISE SITUACIONAL

Na análise situacional são apresentadas informações sobre os micro e macro ambientes em que a empresa está inserida. Deve conter:

  • Análise político-legal
  • Análise do ambiente econômico
  • Análise sociocultural
  • Análise do ambiente tecnológico
  • Análise da concorrência
  • Análise de mercado
  • Análise SWOT

Todas essas análises requerem muita pesquisa e se você não domina técnicas de pesquisa, o ideal é contratar uma empresa especializada, como a Inova.

OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Em objetivos e estratégias de marketing, são apresentados os objetivos, as estratégias, assim como as metas que as ações de marketing devem atingir. Todos esses aspectos são construídos levando em consideração o mercado em que a empresa está inserida e o público-alvo, além dos objetivos de venda. Os pontos apresentados nesta seção são:

  • Público/Mercado-alvo
  • Definição de persona
  • Posicionamento
  • Objetivos e metas
  • Marketing mix

PÚBLICO-ALVO

Identificar o público-alvo de um negócio, produto ou serviço é uma atividade complexa e que requer constante revisão, a fim de verificar se tudo está alinhado. Alguns dados que devem ser considerados na hora de definir o público-alvo são: 

  • Informações Geográficas, que dizem respeito à localidade; 
  • Dados Demográficos (no caso de pessoas físicas: idade, sexo, profissão, renda, formação; para pessoas jurídicas: ramo de atividade, serviços e produtos oferecidos, empregados, tempo de atuação, localização, imagem no mercado);
  • Informações Psicográficas, como estilo de vida adotado pelo potencial cliente/cliente ideal;
  • Dados Comportamentais, como o que o consumidor típico gosta de consumir, quanto está disposto a pagar, como paga, sensibilidade ao preço ou à qualidade, busca por atendimento diferenciado, hobbies, etc.

POSICIONAMENTO DE MERCADO

Toda empresa deseja se consolidar no mercado e ser reconhecida por seu consumidor pelo que oferece de melhor. Na seção de posicionamento, deve-se apresentar informações a respeito da imagem que a marca deseja manter no mercado e como ela quer ser reconhecida e como se diferencia dos concorrentes. Por isso, a imagem desejada pela marca deve ser bem definida, considerando, inclusive, se a identidade visual da marca está adequada ao posicionamento aspirado.

MIX DE MARKETING

Você muito provavelmente conhece os 4Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção. Pois esses também estão presentes no Plano de Marketing. Relembrando o mix de marketing:

PRODUTO: apresenta um detalhamento do produto ou serviço oferecido, fase em que ele se encontra, ações a serem adotadas para a fase em que o produto está e todas as outras informações relacionadas ao produto.

PREÇO: identifica o posicionamento para o preço, objetivos para sua definição, preço final.

PRAÇA: apresenta a localidade em que o produto será oferecido, local de produção, detalhes de infraestrutura, comunicação e tudo mais relacionado às praças de atuação.

PROMOÇÃO: define como os clientes saberão sobre a marca e o produto, quais objetivos de comunicação, o local e a forma de abordagem do público.

+ PESSOAS: nos últimos anos, a preocupação com as pessoas envolvidas com a organização foi fortemente realçada, principalmente após o início da pandemia de COVID-19. Assim, um “P” relacionado a pessoas passou a receber atenção dos setores de marketing das empresas, desenvolvendo ações conjuntas com o RH. Treinamento dos colaboradores, ações de endomarketing, de employer branding e de promoção da saúde mental dos colaboradores se tornaram uma preocupação constante.

PLANOS DE AÇÃO

Uma das partes principais do Plano de Marketing, essa seção apresenta as ações táticas que serão desenvolvidas para que os objetivos e metas de marketing sejam atingidos. São as ações práticas a serem realizadas no curto prazo e que devem indicar:

  • Método empregado para a definição das ações (ex.: 5W2H)
  • Atividades/Táticas
  • Período e/ou Cronograma
  • Encarregados
  • Orçamento

AVALIAÇÃO E CONTROLE

Na seção Critérios de Avaliação e Controle, devem ser apresentadas as métricas e os resultados que devem ser verificados para avaliar o sucesso ou fracasso das ações.

Esses indicadores devem ser claramente definidos e mensuráveis. Além disso, eles devem ser alinhados aos objetivos propostos. E não custa lembrar: os critérios, assim como os objetivos, devem ser alcançáveis.

OUTROS DETALHES IMPORTANTES

Por ser um trabalho que envolve muita pesquisa, um Plano de Marketing bem construído e executado traz muitos benefícios à empresa, além de facilitar o alcance dos objetivos de marketing e de vendas. Porém, é necessário sempre ter atenção às informações postas no documento e a equipe envolvida na construção deve buscar dominar todos os pontos abordados e se manter engajada para a execução das ações. 

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