imagem 2021 09 27 180158

Passo a passo de como vender pela internet

Você não sabe como começar as suas vendas online? Diante de várias alternativas e consumidores o tempo todo conectados é realmente um desafio saber por onde começar a vender, e como ter sucesso com seus negócios na internet. Neste post te ensinamos um passo a passo e também mostramos quais estratégias você pode adotar para atrair mais clientes e fidelizá-los. Acompanhe a leitura!

Assim, falaremos mais sobre:

  • Como fazer vendas online.
  • Planejamento estratégico de vendas: up-sell, cross sell e down sell.

Como fazer vendas online

Para começar a vender na internet e obter sucesso nos seus negócios, é preciso fazer um planejamento bem conciso e uma organização minuciosa. Afinal, são vários detalhes que podem ser ou não prejudiciais, caso não saia conforme você programou. Por isso, confira a lista com algumas dicas que separamos a seguir:

  1. Escolha o seu produto ou serviço:

    Parece óbvio, mas é importante lembrar que todo princípio começa verdadeiramente do início. E o jeito mais prático de seguir isso, é dando nomes e materializando o produto ou serviço que você deseja vender. Tendo isso, é mais fácil criar as demais estratégias para logo colocá-lo no digital e começar a gerar vendas.

  2. Precifique seus produtos:

    Depois de saber o que você vai vender, é hora de precificar os seus produtos ou serviços. Isso significa, que você precisa estabelecer um valor que seu cliente vai pagar, e que também, seja um preço competitivo no mercado. Se você não sabe como fazer, temos outro artigo no blog que pode te ajudar:  Como precificar seus produtos e calcular a margem de lucro?

  3. Defina quem é seu público-alvo:

    Ainda na fase inicial do seu planejamento, a definição do público-alvo é essencial. Este termo nada mais é que um grupo específico de consumidores que possuem características e perfis semelhantes ao cliente ideal da sua empresa. Ou seja, são pessoas que ainda não são clientes, mas que têm um grande potencial de se tornar um. 

    Para mapeá-los, você precisa considerar a sua base de clientes atual e realizar pesquisas e extrair informações valiosas, sobre quem elas são e de qual forma elas interagem com o seu produto ou serviço. 

  4. Faça Benchmarking:

    Outro fator determinante no sucesso do seu planejamento, é fazer uma análise completa dos seus concorrentes. Primeiro para saber quem são, e segundo, para entender o que eles andam fazendo de interessante na internet. Esse benchmarking será essencial para amadurecer o seu negócio e criar estratégias cada vez mais competitivas.

  5. Crie um e-commerce e escolha o meio de pagamento: 

    Não é nenhuma novidade que os e-commerces tiveram um crescimento significativo, pois, grande parte do varejo nos dias de hoje, tem presença digital. E para você começar a vender online, esse é um dos principais requisitos. Ter uma plataforma e definir um meio de pagamento faz toda a diferença para o lojista e para o cliente, devido às facilidades e condições especiais que esses benefícios proporcionam.

  6. Utilize as redes sociais:

    Além do e-commerce, as redes sociais também servem como canal de vendas e sobretudo, de distribuição de conteúdos. No entanto, para o cliente saber que o seu negócio existe, você precisa divulgar e aproveitar o poder das mídias sociais, para atraí-los. Há diversas formas de fazer isso: gerando engajamento através de conteúdos de valor, fazendo o cruzamento de diversos canais como Facebook, Instagram ou até mesmo o Twitter para conquistar a atenção dele.


    E o mais importante, as redes sociais também são muito úteis para aproximar o cliente à sua marca, por meio das interações e atendimentos humanizados. Ou seja, toda vez que ele comentar um post ou mandar mensagem no direct, não deixe de responder. Esse é um dos pontos que podem diferenciar a sua empresa de outros concorrentes.

Planejamento estratégico de vendas: up-sell, cross sell e down sell

Agora que você aprendeu um dos principais pilares para construir sua loja online, queremos que saiba como fazer um planejamento estratégico para sustentar o seu modelo de negócio. Para isso, existem 3 estratégias que são fundamentais para qualquer empresa varejista, e você vai entender todas elas em seguida: up-sell, cross sell e down sell.

  1. Estratégias de vendas Up-sell

    O significado em português é: “vender mais”. Essa estratégia tem como objetivo o aumento de faturamento da empresa, após as construções de melhorias que são realizadas depois da primeira compra do consumidor. Na prática, ela oferece produtos a mais ou um produto mais “atualizado”, para que a experiência do usuário seja completa. 


    Na maioria das vezes, o consumidor opta pela oferta, pois, acaba valendo mais a pena investir um pouco mais, para conquistar um upgrade na compra. E por isso, é um recurso que dá muito certo e muitas empresas aumentam seu faturamento.

  2. Estratégias de vendas down sell

    Esse termo significa: “vender para baixo”, diferente do Up-sell essa estratégia é utilizada quando o cliente não efetua a compra por algum motivo, seja por alguma objeção como: falta de dinheiro, achou o preço muito caro ou está em dúvida sobre o produto, ou serviço. É nessa hora que as empresas entram em ação, aplicando descontos e atraindo o cliente com um preço menor do que relativamente é. 


    Contudo, essa estratégia pode diminuir o valor do ticket-médio do negócio, porém, a venda é garantida. Esse modelo de lucro também é usado bastante, principalmente logo após a abandonos de carrinhos. 

  3. Estratégias de vendas cross sell

    Chamada de “venda cruzada” em português, esse recurso é utilizado para oferecer ao cliente um complemento do produto ou serviço que ele adquiriu. Empresas do ramo como: Americanas, Dafiti e Amazon utilizam com recorrências. 


    Na prática, funciona assim: se você compra uma calça, o marketplace pode oferecer um cinto ou uma camiseta para utilizar junto. Muitas vezes, pode ser oferecido um combo num valor mais atraente, muito comum em empresas de fast food como: Burguer King ou MC donalds, por exemplo.

Conclusão

Viu só, o mar de possibilidades que encontramos no mercado digital? É difícil iniciar e manter a consistência, mas no final de tudo, vale a muito a pena. Muitas empresas aceleraram suas vendas na internet e você pode ser uma delas. Conte com uma agência de consultoria para te ajudar. Acesse o nosso site e faça um diagnóstico: https://inovaej.com.br/

John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *