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Planejamento Estratégico Empresarial

Com o cenário atual do mercado extremamente competitivo, é importante que as empresas definam onde estão e onde desejam chegar. O primeiro passo para traçar os objetivos e metas de uma empresa é organizar e planejar tudo o que será realizado nos próximos meses ou anos. Esse planejamento prévio garante que a instituição tenha recursos suficientes para financiar mudanças e investimentos no seu negócio.

Nesse artigo, você vai ler:

  1. O que é planejamento estratégico
  2. Como aplicá-lo na sua empresa
  3. Benefícios e malefícios
  4. Conclusão
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1. O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No início do ano, uma parcela das empresas, habitualmente, desenvolve o planejamento estratégico que será aplicado durante determinado período. Todo esse planejamento engloba uma leitura da realidade atual do negócio, juntamente com a definição dos objetivos a serem alcançados para os próximos anos. Esses objetivos são acompanhados através de metas definidas para cada área da organização. Desse modo, são definidas também estratégias individuais para o alcance dessas soluções, por meio de uma gestão eficiente de metas e resultados.

2. COMO APLICÁ-LO NA SUA EMPRESA

A base para a construção do planejamento estratégico de uma empresa consiste em três perguntas iniciais: Qual a situação atual da minha empresa? Onde eu quero chegar? E como eu vou chegar lá? A resposta para essas perguntas pode ser encontrada a partir das seguintes etapas de solução:

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A primeira etapa consiste em entender a situação atual da empresa. Nesse ponto, leva-se em consideração tudo o que a instituição construiu nos últimos anos, as estratégias que foram utilizadas e todos os resultados obtidos. Assim, fica fácil definir quais são seus pontos fortes e fracos, para que estes sejam utilizados sempre a seu favor. O conjunto dessas informações gera insumo suficiente para a próxima etapa do planejamento estratégico, que é a definição das metas da empresa. Na hora de defini-las é importante focar na real possibilidade de conquista, portanto, nada de definir metas inalcançáveis. O importante é projetar sua empresa rumo ao sucesso, mas sempre com os pés no chão.

As metas de uma empresa devem ser específicas e claras, além de relevantes e temporais. Uma meta sem prazo perde-se em ordem de prioridade e acaba ficando em segundo plano. O mesmo acontece quando se cria uma meta irrelevante. Com isso, ao criar objetivos para os setores da sua empresa, busque ferramentas que auxiliem no controle das atividades, como o Trello e o Pipefy. Essas ferramentas permitem uma organização maior do seu planejamento, pois possui diversos mecanismos de gestão como checklists, cards de urgência e formação de equipe na plataforma. Lembre-se, uma boa meta deve ser, antes de tudo, mensurável, por isso, desenvolva indicadores de desempenho e acompanhe-os frequentemente.

Então, metas traçadas? É hora de colocá-las em prática! Inicia-se, então, a terceira etapa do planejamento estratégico, a definição de ações e estratégias. Nessa etapa são desenvolvidas as estratégias para o alcance das metas definidas e as ações que serão executadas pela empresa. Lembre-se, as estratégias dizem respeito às medidas que serão utilizadas e as ações dizem respeito a como essas medidas serão implementadas. Não ficou claro? Analise o seguinte exemplo:

  • Meta: aumentar as vendas da empresa em 10% dentro de cinco meses;
  • Estratégia: lançar dois novos produtos que a concorrência não tem;
  • Ações: desenhar novos modelos de produto, realizar pesquisas de mercado e investir em marketing digital.

Após definir todo o planejamento estratégico da empresa, é importante garantir o comprometimento e alinhamento dos funcionários com os objetivos traçados. Além disso, faz-se necessário, também, definir ferramentas de controle e monitoramento para as estratégias lançadas, assim, é possível acompanhar os resultados obtidos para alcançar a última etapa do planejamento estratégico. Nada pior para uma empresa do que detectar um erro tardiamente, por isso essa fase é crucial para um bom planejamento estratégico. Caso sejam percebidos erros no planejamento, medidas corretivas e planos de ação no modelo 5W2H podem ser implementados, já se o planejamento demonstrar resultados positivos, este pode ser padronizado dentro da empresa.

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3. BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é de fundamental importância para o crescimento de um negócio, pois com a definição clara dos objetivos da empresa e com a criação das estratégias, esse alcance é muito mais assertivo. Para quem decide desenvolver um planejamento estratégico na empresa, existem vários benefícios a serem aproveitados, dentre esses benefícios, os principais são:

  • Organizações proativas

Com um planejamento adequado, as empresas podem se antecipar para cenários desfavoráveis, antes que eles propriamente aconteçam. Essa preparação torna as organizações mais proativas, ao invés de reativas.

  •  Definição dos princípios essenciais do negócio

Com o estabelecimento de metas e estratégias, as atividades dos setores da organização se dedicam exclusivamente ao alcance do crescimento desejado da empresa.

  •  Eficiência operacional

O planejamento orienta, ainda, atividades a serem seguidas e decisões a serem tomadas de acordo com as metas estabelecidas. Esse roteiro permite maior produtividade dos setores da empresa.

  •  Durabilidade  dos negócios

Empresas devidamente planejadas estão mais preparadas para cenários de mudanças, tendo em vista que a previsibilidade permite a elaboração de estratégias de inovação na empresa. Conhecer o cenário atual do negócio permite sua longevidade.

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4. OS MALEFÍCIOS DA FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No entanto, quando os dirigentes não planejam e definem estratégias de crescimento da empresa, a organização pode sofrer com várias instabilidades, tais como:

  • Elevação dos custos

A falta de um planejamento estratégico indica a ausência de uma previsão dos eventuais gastos e situações que a empresa pode passar. Dessa forma, podem ocorrer erros desnecessários como compras excessivas de materiais ou falta de itens necessários em períodos estratégicos. Assim, o planejamento proporciona meios para reduzir gastos e evitar despesas desnecessárias.

  • Falta de conhecimento das dificuldades da empresa

A falta de uma gestão sem conhecimento de suas ameaças, fraquezas, pontos fracos e pontos fortes pode levar a ruína da organização, pois não saberá lidar com as adversidades impostas e necessidades de melhorias.

  • Despreparo perante mudanças do mercado e do cenário político

Empresas que não buscam analisar o mercado e a situação econômica do país, podem sofrer grandes perdas financeiras, serem facilmente abaladas por crises e problemas políticos, comprometendo assim sua saúde financeira.

  • Dificuldade de crescimento e consolidação do mercado

        A falta de planejamento estratégico pode acarretar em sérios impeditivos ao crescimento da empresa. Seu aumento gera maior demanda e mais clientes, contudo, o que deveria ser positivo passa a ser um transtorno, já que a empresa não está preparada. Com isso, passa a ocasionar desgastes nos colaboradores por meio da sobrecarga de trabalho não planejado e atraso na efetuação de serviços e/ou entregas.

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5. CONCLUSÃO

Uma empresa com planejamento alinhado a sua cultura e que envolva todos os colaboradores possui mais chances de sobrevivência no mercado. No entanto, o descuido com o planejamento estratégico pode causar transtornos ao desenvolvimento da organização. Por isso, é de suma importância o investimento nesse planejamento.

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