Que a organização é um dos fatores chaves para o sucesso de uma empresa, ninguém duvida. É preciso que haja, em todos os setores, uma estrutura de regulação das atividades para que com o foco no alcance dos objetivos do negócio.
Não apenas aplicados para dentro de setores, mas a organização é fundamental para o bom gerenciamento de uma empresa na totalidade, um exemplo disso é o Organograma Empresarial.
Portanto, se o seu negócio ainda não possui um Organograma Empresarial é fundamental criá-lo quanto antes. Afinal, com esta ferramenta de organização, é possível trazer maior transparência e evitar impasses. Assim, neste artigo esclarecemos mais sobre:
- O que é Organograma Empresarial
- Por que utilizar o Organograma Empresarial?
- Dicas prévias para a construção do seu Organograma Empresarial
- Como construir o seu organograma
- Exemplos de organogramas
O que é Organograma Empresarial
O Organograma Empresarial é uma estratégia de organização empresarial em estruturas hierárquicas, com a disposição de todos os cargos e suas funções de forma clara e transparente. A estrutura do organograma objetiva o mapeamento de processos e atividades de maneira compreensível tanto para os próprios funcionários do negócio, sejam eles recém-contratados ou não, como para o público externo.Por que utilizar o Organograma Empresarial?
Independente do tipo de ramo empresarial, o êxito em alcançar os objetivos e metas traçados para cada esfera do negócio dependem de estes estarem claros e alinhados com todos os colaboradores. Neste sentido, a vantagem da utilização do Organograma Empresarial é esclarecer cada time, sua composição e função no avanço da empresa. Assim, é uma técnica de se evitar falhas de comunicação e conflitos, o que pode comprometer a produtividade do negócio. É importante ressaltar que o organograma é realizado de forma hierárquica, ou seja, deixando claro as relações de subordinação de cada cargo ou departamento. Outra vantagem desse processo organizacional, é a transparência da forma de trabalho da equipe para recém-contratados, que ainda estão se habituando à empresa. Bem como, para parceiros e colaboradores externos, que terão maior facilidade de compreensão do funcionamento do seu negócio. Além do mais, permitindo um contato mais rápido e eficaz com o setor de interesse.Dicas prévias para a construção do seu Organograma Empresarial
Agora que você compreendeu a importância deste organograma, iremos mostrar como realizá-lo na sua empresa. A complexidade do organograma irá aumentar quanto maior for o porte do seu negócio, isso porque, em grandes empresas há um maior número de funcionários e cargos. Nos casos das pequenas e médias empresas, o organograma apresenta-se de uma forma mais compacta. Antes de iniciar o passo a passo, é necessário enfatizar que este método organizacional é um processo contínuo, portanto, alterações no organograma devem ser efetuadas sempre que necessário. Afinal, transformações e renovações na empresa são aspectos usuais. E neste sentido, é preciso que todos os colaboradores e outros parceiros empresariais estejam cientes e alinhados com tais mudanças. Então, separamos algumas dicas para auxiliar o gestor para a construção do Organograma Empresarial:- Conheça sua empresa: Primeiramente, é essencial que o responsável conheça verdadeiramente sua empresa. Isso porque, no organograma estará transparente não apenas os cargos, mas quem são os times, quais suas funções e níveis hierárquicos.
- Flexibilidade: Outro fator importante é que esta estratégia não é rígida. Alterações no organograma são possíveis quando necessário, como em casos de reformulação da empresa e outros fatores de urgência. Em destaque, uma das principais possibilidades de adequação do organograma é com a ascensão de um funcionário.
Como construir o seu organograma
Chegamos ao ponto da construção e nos tipos de organograma. Neste, são utilizados alguns elementos gráficos para facilitar a visualização, como círculos ou quadrados representando cada cargo e linhas relacionando estes de forma hierárquica. Há vários modelos disponíveis de organogramas na internet que você pode se basear. O que é mais importante nesse processo é a sua forma de organização. O organograma deve ser bem elaborado a fim de expor de forma entendível os seguintes pontos: – Cargos da empresa: Como explicamos anteriormente, o objetivo do organograma é mapear os cargos na empresa. Assim, para a sua representação, pode-se utilizar caixas, que simbolizam cada unidade de trabalho desenvolvido no negócio. Em cada caixa deve-se estar visível a função de cada cargo. Aqui pode-se, também, pôr o nome do colaborador responsável pela função, caso necessário; – Posições de liderança: De maneira geral, um organograma tem um formato semelhante a uma pirâmide, onde nas porções mais elevadas estão os líderes, e logo abaixo estão os cargos a eles subordinados; – Linhas de comunicação: As posições entre os níveis hierárquicos do organograma se relacionam entre si por meio de linhas verticais, também chamadas de linhas de comunicação, ou seja, representam hierarquia direta entre os cargos ou departamentos e seus líderes; – Divisão horizontal: Além das relações de liderança entre os níveis, os cargos ou departamentos podem ser dispostos na mesma linha, com ausência de linhas de comunicação, indicando, assim, que estes apresentem a mesma posição hierárquica na empresa.Exemplos de organogramas
Já que discutimos quais os pontos principais a serem considerados em um Organograma Empresarial, a seguir trazemos alguns exemplos de organogramas:- Organograma Clássico ou Vertical: Como o próprio nome sugere, é uma das formas de representação mais utilizadas. Ele segue os padrões descritos anteriormente, com as divisões hierárquicas seguindo graus de importância. No topo se encontra o líder ou CEO da empresa, e na base, os funcionários com as funções mais básicas.
- Organograma horizontal: O organograma também pode apresentar uma disposição horizontal, seguindo a mesma lógica de organização entre níveis hierárquicos que explicamos anteriormente
- Organograma circular: Este tipo de organização é preferível para representar a relação hierárquica da empresa de acordo com as equipes de trabalho ou departamentos.
- Organograma linear: O objetivo desse organograma se diferencia dos demais, aqui o intuito é o foco nas atividades efetuadas pela empresa, e não a classificação hierárquica dos cargos.
- Organograma matricial: Este exemplo é indicado para estruturas mais dinâmicas, onde o propósito é representar as relações entre grupos de trabalhos e suas funções. É utilizado comumente de maneira temporária, como em projetos específicos.