Você não sabe como começar as suas vendas online? Diante de várias alternativas e consumidores o tempo todo conectados é realmente um desafio saber por onde começar a vender, e como ter sucesso com seus negócios na internet. Neste post te ensinamos um passo a passo e também mostramos quais estratégias você pode adotar para atrair mais clientes e fidelizá-los. Acompanhe a leitura!
Assim, falaremos mais sobre:
- Como fazer vendas online.
- Planejamento estratégico de vendas: up-sell, cross sell e down sell.
Como fazer vendas online
Para começar a vender na internet e obter sucesso nos seus negócios, é preciso fazer um planejamento bem conciso e uma organização minuciosa. Afinal, são vários detalhes que podem ser ou não prejudiciais, caso não saia conforme você programou. Por isso, confira a lista com algumas dicas que separamos a seguir:- Escolha o seu produto ou serviço: Parece óbvio, mas é importante lembrar que todo princípio começa verdadeiramente do início. E o jeito mais prático de seguir isso, é dando nomes e materializando o produto ou serviço que você deseja vender. Tendo isso, é mais fácil criar as demais estratégias para logo colocá-lo no digital e começar a gerar vendas.
- Precifique seus produtos: Depois de saber o que você vai vender, é hora de precificar os seus produtos ou serviços. Isso significa, que você precisa estabelecer um valor que seu cliente vai pagar, e que também, seja um preço competitivo no mercado. Se você não sabe como fazer, temos outro artigo no blog que pode te ajudar: Como precificar seus produtos e calcular a margem de lucro?
- Defina quem é seu público-alvo: Ainda na fase inicial do seu planejamento, a definição do público-alvo é essencial. Este termo nada mais é que um grupo específico de consumidores que possuem características e perfis semelhantes ao cliente ideal da sua empresa. Ou seja, são pessoas que ainda não são clientes, mas que têm um grande potencial de se tornar um. Para mapeá-los, você precisa considerar a sua base de clientes atual e realizar pesquisas e extrair informações valiosas, sobre quem elas são e de qual forma elas interagem com o seu produto ou serviço.
- Faça Benchmarking: Outro fator determinante no sucesso do seu planejamento, é fazer uma análise completa dos seus concorrentes. Primeiro para saber quem são, e segundo, para entender o que eles andam fazendo de interessante na internet. Esse benchmarking será essencial para amadurecer o seu negócio e criar estratégias cada vez mais competitivas.
- Crie um e-commerce e escolha o meio de pagamento: Não é nenhuma novidade que os e-commerces tiveram um crescimento significativo, pois, grande parte do varejo nos dias de hoje, tem presença digital. E para você começar a vender online, esse é um dos principais requisitos. Ter uma plataforma e definir um meio de pagamento faz toda a diferença para o lojista e para o cliente, devido às facilidades e condições especiais que esses benefícios proporcionam.
- Utilize as redes sociais:Além do e-commerce, as redes sociais também servem como canal de vendas e sobretudo, de distribuição de conteúdos. No entanto, para o cliente saber que o seu negócio existe, você precisa divulgar e aproveitar o poder das mídias sociais, para atraí-los. Há diversas formas de fazer isso: gerando engajamento através de conteúdos de valor, fazendo o cruzamento de diversos canais como Facebook, Instagram ou até mesmo o Twitter para conquistar a atenção dele. E o mais importante, as redes sociais também são muito úteis para aproximar o cliente à sua marca, por meio das interações e atendimentos humanizados. Ou seja, toda vez que ele comentar um post ou mandar mensagem no direct, não deixe de responder. Esse é um dos pontos que podem diferenciar a sua empresa de outros concorrentes.
Planejamento estratégico de vendas: up-sell, cross sell e down sell
Agora que você aprendeu um dos principais pilares para construir sua loja online, queremos que saiba como fazer um planejamento estratégico para sustentar o seu modelo de negócio. Para isso, existem 3 estratégias que são fundamentais para qualquer empresa varejista, e você vai entender todas elas em seguida: up-sell, cross sell e down sell.- Estratégias de vendas Up-sellO significado em português é: “vender mais”. Essa estratégia tem como objetivo o aumento de faturamento da empresa, após as construções de melhorias que são realizadas depois da primeira compra do consumidor. Na prática, ela oferece produtos a mais ou um produto mais “atualizado”, para que a experiência do usuário seja completa. Na maioria das vezes, o consumidor opta pela oferta, pois, acaba valendo mais a pena investir um pouco mais, para conquistar um upgrade na compra. E por isso, é um recurso que dá muito certo e muitas empresas aumentam seu faturamento.
- Estratégias de vendas down sellEsse termo significa: “vender para baixo”, diferente do Up-sell essa estratégia é utilizada quando o cliente não efetua a compra por algum motivo, seja por alguma objeção como: falta de dinheiro, achou o preço muito caro ou está em dúvida sobre o produto, ou serviço. É nessa hora que as empresas entram em ação, aplicando descontos e atraindo o cliente com um preço menor do que relativamente é. Contudo, essa estratégia pode diminuir o valor do ticket-médio do negócio, porém, a venda é garantida. Esse modelo de lucro também é usado bastante, principalmente logo após a abandonos de carrinhos.
- Estratégias de vendas cross sellChamada de “venda cruzada” em português, esse recurso é utilizado para oferecer ao cliente um complemento do produto ou serviço que ele adquiriu. Empresas do ramo como: Americanas, Dafiti e Amazon utilizam com recorrências. Na prática, funciona assim: se você compra uma calça, o marketplace pode oferecer um cinto ou uma camiseta para utilizar junto. Muitas vezes, pode ser oferecido um combo num valor mais atraente, muito comum em empresas de fast food como: Burguer King ou MC donalds, por exemplo.