Para que todo negócio se mantenha firme, toda empresa precisa ter objetivos claros e metas bem definidas. No fim das contas, são essas metas que vão determinar onde sua equipe chegará. É disso que se trata os OKRs e KPIs. Continue com a leitura e entenda melhor o que é e como fazer um planejamento estratégico com essas metodologias.
O que é OKR?
OKR significa (Objective and Key Results) que na tradução é Objetivo e Resultados-chave. Essa metodologia é utilizada pelas empresas que passam a definir quais são os objetivos a se atingir e quais são os resultados esperados. Portanto, para que isso ocorra de forma prática, essa técnica é utilizada para elaborar uma descrição qualitativa de resultados que devem ser obtidos.
Além disso, elas são fundamentais para que as áreas não se percam diante de tantos objetivos e métricas, pois, a metodologia determina a escolha de um resultado-chave e a definição das metas mais desafiadoras para o negócio.
Essa metodologia é utilizada pelas principais empresas do mundo como: Google, LinkedIn, Nubank entre outras – empresas pelo qual, acompanhamos um crescimento exponencial nos últimos anos. Visto que, eles possuem objetivos, metas e acompanhamento de resultados bem estruturados – artifício que pode ser implementado em qualquer empresa de qualquer nicho.
O que é KPI?
É muito comum as pessoas confundirem (KPI e OKR), porém, a diferença entre os dois é que, o KPI – (Key Performance Indicator) que no português significa, indicador-chave de performance, é uma métrica de desempenho para mostrar se os objetivos centrais da empresa, estão sendo alcançados.
Ou seja, os OKs servem para definir e mensurar o que a empresa deseja alcançar e os Key results são uma maneira de atingir esses objetivos que são medidos por indicadores. Contudo, o KPI utiliza da
Metodologia SMART que nada mais é que 5 fatores de definição de metas chamadas de: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
Para explicar de forma mais simples, os KPIS precisam ser tangíveis e que caibam na palma da sua mão. Você pode, por exemplo, medir várias coisas, mas deve escolher apenas algumas para acompanhar de perto. Entretanto, os Key Performance Indicator é elaborado dentro do OKR.
Por que são importantes no planejamento estratégico?
Ambos as técnicas devem ser utilizadas em conjunto no planejamento estratégico da empresa, pois, as duas se complementam e ajudam a empresa alcançar os reais objetivos, além de proporcionarem maior engajamento entre os funcionários.
No entanto, o (Objective and Key Results) é mais eficiente para concentrar uma análise das métricas essenciais, trazendo alguns benefícios como:
– Identificar rapidamente o que deve ser melhorado;
– Envolvendo as equipes e garantindo o alinhamento referente aos keys results;
– Metas distribuídas;
– Desempenho e produtividade.
E em relação aos KPis na inclusão de estratégia do seu negócio trazem vários benefícios, começando em deixar as respostas dos resultados mais precisos. E desta forma, ao analisar seu negócio ganhará:
– Resultados imediatos;
– Pontos de melhorias para implementar imediatamente;
– Identificar dados, medi-los e comparando com os resultados esperados;
– Tomadas de decisões mais assertivas;
Como utilizar OKRs e KPIs na sua estratégia?
Analise o cenário da sua empresa e das áreas com clareza, como, por exemplo, identificar qual é o desempenho atual do seu negócio. Um diagnóstico que faz diferença e trará de forma mais efetiva os objetivos das empresas – (OKR).
Na sequência, para atingir os objetivos das empresas é preciso olhar para os resultados esperados do negócio, seguindo alguns passos do Performance Indicator (KPI) possui:
Primário: Indicadores acompanhados diretamente pela diretoria que visa mostrar de forma rápida se as estratégias estão sendo alcançadas, informações coletadas como: receita, leads e tráfego.
Secundários: Já os indicadores secundários, dão suporte para os indicadores primários, otimizando a eficiência dando uma visão do que está ou não funcionando. Dados que geralmente são monitorados nesta etapa: ticket médio, custo por lead e origem de tráfego.
Terciários: Nesta etapa, os KPIs também podem ser chamados de prático, pois é o momento em que os resultados são apresentados. E é com base nesses dados que os indicadores primários e secundários são explicados.
Como mensurar os resultados?
Agora que você já sabe o que é KPI, OKS e porquê são importantes nas estratégias e objetivos da empresa. Está na hora de saber como monitorar e mensurar esses resultados para tirar bons insights.
Cada KPI deve ser distribuído para os funcionários que são responsáveis por cada área.
– Monitorar resultados entre o funcionário responsável e gestor da área.
– Através de dailys ou reuniões semanais com toda equipe
– Faça check ins regularmente para realizar relatórios semanais/mensais e apresentar os resultados.
– A partir dos resultados elabore planos de ações que possam ser implementadas de forma ágil para avaliar na próxima semana e assim por diante.
Principais erros ao definir OKRs
Saber os erros que não devem ser cometidos é tão importante quanto saber como definir e mensurar as estratégias do seu negócio. Por isso, listei algumas coisas que não devem ser feitas.
– Não transformem os OKRs em uma lista de obrigações
– Não aceite modelos prontos: Cada empresa deve encontrar uma forma única de adaptar as métricas
– Não aplique OKR em uma organização com pessoas que ainda são engessadas
Conclusão
Entendeu o porquê essas metodologias são tão importantes para contribuir no crescimento do seu negócio? Só assim, as pessoas conseguem ter uma visão melhor do que está acontecendo e se no fim das contas, o seu trabalho está gerando resultados. Deseja implementar no seu negócio? Nós ajudamos. Entre em contato e faça um diagnóstico conosco:
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