Para que todo negócio se mantenha firme, toda empresa precisa ter objetivos claros e metas bem definidas. No fim das contas, são essas metas que vão determinar onde sua equipe chegará. É disso que se trata os OKRs e KPIs. Continue com a leitura e entenda melhor o que é e como fazer um planejamento estratégico com essas metodologias.

O que é OKR?

OKR significa (Objective and Key Results) que na tradução é Objetivo e Resultados-chave. Essa metodologia é utilizada pelas empresas que passam a definir quais são os objetivos a se atingir e quais são os resultados esperados. Portanto, para que isso ocorra de forma prática, essa técnica é utilizada para elaborar uma descrição qualitativa de resultados que devem ser obtidos.  Além disso, elas são fundamentais para que as áreas não se percam diante de tantos objetivos e métricas, pois, a metodologia determina a escolha de um resultado-chave e a definição das metas mais desafiadoras para o negócio.  Essa metodologia é utilizada pelas principais empresas do mundo como: Google, LinkedIn, Nubank entre outras – empresas pelo qual, acompanhamos um crescimento exponencial nos últimos anos. Visto que, eles possuem objetivos, metas e acompanhamento de resultados bem estruturados – artifício que pode ser implementado em qualquer empresa de qualquer nicho.

O que é KPI?

É muito comum as pessoas confundirem (KPI e OKR), porém, a diferença entre os dois é que, o KPI – (Key Performance Indicator) que no português significa, indicador-chave de performance, é uma métrica de desempenho para mostrar se os objetivos centrais da empresa, estão sendo alcançados.  Ou seja, os OKs servem para definir e mensurar o que a empresa deseja alcançar e os Key results são uma maneira de atingir esses objetivos que são medidos por indicadores. Contudo, o KPI utiliza da Metodologia SMART que nada mais é que 5 fatores de definição de metas chamadas de: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).  Para explicar de forma mais simples, os KPIS precisam ser tangíveis e que caibam na palma da sua mão. Você pode, por exemplo, medir várias coisas, mas deve escolher apenas algumas para acompanhar de perto. Entretanto, os Key Performance Indicator é elaborado dentro do OKR.

Por que são importantes no planejamento estratégico? 

Ambos as técnicas devem ser utilizadas em conjunto no planejamento estratégico da empresa, pois, as duas se complementam e ajudam a empresa alcançar os reais objetivos, além de proporcionarem maior engajamento entre os funcionários. No entanto, o (Objective and Key Results) é mais eficiente para concentrar uma análise das métricas essenciais, trazendo alguns benefícios como:  – Identificar rapidamente o que deve ser melhorado;  – Envolvendo as equipes e garantindo o alinhamento referente aos keys results;  – Metas distribuídas;  – Desempenho e produtividade.  E em relação aos KPis na inclusão de estratégia do seu negócio trazem vários benefícios, começando em deixar as respostas dos resultados mais precisos. E desta forma, ao analisar seu negócio ganhará: – Resultados imediatos; – Pontos de melhorias para implementar imediatamente; – Identificar dados, medi-los e comparando com os resultados esperados; – Tomadas de decisões mais assertivas; 

Como utilizar OKRs e KPIs na sua estratégia?

Analise o cenário da sua empresa e das áreas com clareza, como, por exemplo, identificar qual é o desempenho atual do seu negócio. Um diagnóstico que faz diferença e trará de forma mais efetiva os objetivos das empresas – (OKR). Na sequência, para atingir os objetivos das empresas é preciso olhar para os resultados esperados do negócio, seguindo alguns passos do Performance Indicator (KPI) possui:  Primário: Indicadores acompanhados diretamente pela diretoria que visa mostrar de forma rápida se as estratégias estão sendo alcançadas, informações coletadas como: receita, leads e tráfego. Secundários: Já os indicadores secundários, dão suporte para os indicadores primários, otimizando a eficiência dando uma visão do que está ou não funcionando. Dados que geralmente são monitorados nesta etapa: ticket médio, custo por lead e origem de tráfego. Terciários: Nesta etapa, os KPIs também podem ser chamados de prático, pois é o momento em que os resultados são apresentados. E é com base nesses dados que os indicadores primários e secundários são explicados. 

Como mensurar os resultados? 

Agora que você já sabe o que é KPI, OKS e porquê são importantes nas estratégias e objetivos da empresa. Está na hora de saber como monitorar e mensurar esses resultados para tirar bons insights.  Cada KPI deve ser distribuído para os funcionários que são responsáveis por cada área.  – Monitorar resultados entre o funcionário responsável e gestor da área. – Através de dailys ou reuniões semanais com toda equipe – Faça check ins regularmente para realizar relatórios semanais/mensais e apresentar os resultados. – A partir dos resultados elabore planos de ações que possam ser implementadas de forma ágil para avaliar na próxima semana e assim por diante. 

Principais erros ao definir OKRs

Saber os erros que não devem ser cometidos é tão importante quanto saber como definir e mensurar as estratégias do seu negócio. Por isso, listei algumas coisas que não devem ser feitas.  – Não transformem os OKRs em uma lista de obrigações – Não aceite modelos prontos: Cada empresa deve encontrar uma forma única de adaptar as métricas – Não aplique OKR em uma organização com pessoas que ainda são engessadas

Conclusão

Entendeu o porquê essas metodologias são tão importantes para contribuir no crescimento do seu negócio? Só assim, as pessoas conseguem ter uma visão melhor do que está acontecendo e se no fim das contas, o seu trabalho está gerando resultados. Deseja implementar no seu negócio? Nós ajudamos. Entre em contato e faça um diagnóstico conosco: https://inovaej.com.br/

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