A precificação de um produto ou serviço, é um dos maiores desafios das empresas, e uma prática muito comum no mercado que determina se um negócio será ou não competitivo. Porém, os desafios vão além do que apenas precificar e sim, considerar todas as margens envolvidas, principalmente a de lucros. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso com propriedade e sair à frente da concorrência. Confira!
Assim, falaremos mais sobre:
- O que é precificação?
- Como precificar um produto?
- O que é margem de lucro e como calcular?
O Que É Precificação?
Precificação significa estabelecer um valor para um produto ou serviço que você deseja vender. Parece simples, mas existem muitos fatores que devem ser considerados. Um deles é saber qual é o preço justo que o consumidor final terá que tirar do seu bolso para investir e que, ao mesmo tempo, seja competitivo e um custo que no ponto de vista dos concorrentes, seja difícil superar. Para chegar no valor ideal, você deve apostar em um planejamento e estratégias bem elaboradas. Além disso, independentemente do segmento da sua organização, é importante considerar os investimentos que você mesmo faz com fornecedores, para manter o seu negócio em pé. Ao contrário disso, você pode sair perdendo e não terá uma saúde financeira que é extremamente importante para evitar crises.Como precificar um produto?
Levando em consideração os fatores que comentei no parágrafo acima, então, tá na hora de saber como fazer isso sem prejudicar o seu negócio. Veja algumas dicas que separamos para você:- Faça o cálculo de custos variáveis: Todas as empresas passam por custos fixos e variáveis, e todos esses componentes devem estar no planejamento e execução na hora de precificar o seu produto ou serviço. Por esse motivo, reavalie com frequência os custos de fornecedores e/ou produtos que sua empresa tem. Isso faz muita diferença e com certeza, vai evitar que você perca dinheiro.
- Observe o mercado: Lembra que falei ali em cima, sobre ter um preço competitivo que nenhuma concorrência possa cobrir? Isso faz parte do benchmarking, você precisa estar atento às movimentações dos seus concorrentes e principalmente dos preços que eles estão oferecendo. Só assim, você poderá manter seu custo atraente.
- Considere o ciclo de vida do seu produto ou serviço:Outra dica relevante e não menos importante é a validade dos produtos ou dos serviços que estão sendo ofertados. Para você entender melhor, as mercadorias no geral possuem uma vida baseada em 4 etapas que é: lançamento, procura, maturidade e decadência. No geral, isso quer dizer que cada produto passa por uma fase diferente de maturidade e chega a um ponto, no qual, ela precisa sair do mercado sem que seu negócio sofra consequências. Para isso, é importante você estudar de forma contínua a necessidade do consumidor, adotar melhores estratégias para escalar as vendas, educar o mercado, trabalhar com marketing e publicidade e decidir sempre a melhor forma de divulgar o seu negócio. E não para por aí, quanto mais você tiver consistência na divulgação e precificação do seu produto ou serviço, por meio de análises, sua empresa terá maiores chances de vender mais.
O que é margem de lucro e como calcular?
Não há como falar de precificação, sem falar da margem de lucro, essa é uma das peças fundamentais de um pequeno, médio ou um empreendedor que já tem uma experiência consolidada no mercado. A margem de lucro, de forma resumida, é a porcentagem de lucro que sobrou para a empresa, após todos os custos que teve com fornecedores ou até mesmo para levar até o destino do comprador. No entanto, o cálculo da margem de lucro é simples, existem algumas etapas que você pode seguir e assegurar que as finanças da sua empresa estejam sob controle:- Determinar o lucro bruto
- Dividir o lucro bruto pela receita:
- Multiplicar o resultado por 100
- Determinar o lucro líquido
- Divida o lucro líquido pela receita
- Multiplique o resultado por 100.