A precificação de um produto ou serviço, é um dos maiores desafios das empresas, e uma prática muito comum no mercado que determina se um negócio será ou não competitivo. Porém, os desafios vão além do que apenas precificar e sim, considerar todas as margens envolvidas, principalmente a de lucros. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer isso com propriedade e sair à frente da concorrência. Confira! Assim, falaremos mais sobre:
  • O que é precificação?
  • Como precificar um produto?
  • O que é margem de lucro e como calcular?

O Que É Precificação?

Precificação significa estabelecer um valor para um produto ou serviço que você deseja vender. Parece simples, mas existem muitos fatores que devem ser considerados. Um deles é saber qual é o preço justo que o consumidor final terá que tirar do seu bolso para investir e que, ao mesmo tempo, seja competitivo e um custo que no ponto de vista dos concorrentes, seja difícil superar.   Para chegar no valor ideal, você deve apostar em um planejamento e estratégias bem elaboradas. Além disso, independentemente do segmento da sua organização, é importante considerar os investimentos que você mesmo faz com fornecedores, para manter o seu negócio em pé. Ao contrário disso, você pode sair perdendo e não terá uma saúde financeira que é extremamente importante para evitar crises.

Como precificar um produto?

Levando em consideração os fatores que comentei no parágrafo acima, então, tá na hora de saber como fazer isso sem prejudicar o seu negócio. Veja algumas dicas que separamos para você:
  1. Faça o cálculo de custos variáveis: Todas as empresas passam por custos fixos e variáveis, e todos esses componentes devem estar no planejamento e execução na hora de precificar o seu produto ou serviço. Por esse motivo, reavalie com frequência os custos de fornecedores e/ou produtos que sua empresa tem. Isso faz muita diferença e com certeza, vai evitar que você perca dinheiro.
  2. Observe o mercado: Lembra que falei ali em cima, sobre ter um preço competitivo que nenhuma concorrência possa cobrir? Isso faz parte do benchmarking, você precisa estar atento às movimentações dos seus concorrentes e principalmente dos preços que eles estão oferecendo. Só assim, você poderá manter seu custo atraente.
  3. Considere o ciclo de vida do seu produto ou serviço:Outra dica relevante e não menos importante é a validade dos produtos ou dos serviços que estão sendo ofertados. Para você entender melhor, as mercadorias no geral possuem uma vida baseada em 4 etapas que é: lançamento, procura, maturidade e decadência.  No geral, isso quer dizer que cada produto passa por uma fase diferente de maturidade e chega a um ponto, no qual, ela precisa sair do mercado sem que seu negócio sofra consequências.  Para isso, é importante você estudar de forma contínua a necessidade do consumidor, adotar melhores estratégias para escalar as vendas, educar o mercado, trabalhar com marketing e publicidade e decidir sempre a melhor forma de divulgar o seu negócio.  E não para por aí, quanto mais você tiver consistência na divulgação e precificação do seu produto ou serviço, por meio de análises, sua empresa terá maiores chances de vender mais.

O que é margem de lucro e como calcular?

Não há como falar de precificação, sem falar da margem de lucro, essa é uma das peças fundamentais de um pequeno, médio ou um empreendedor que já tem uma experiência consolidada no mercado.  A margem de lucro, de forma resumida, é a porcentagem de lucro que sobrou para a empresa, após todos os custos que teve com fornecedores ou até mesmo para levar até o destino do comprador.  No entanto, o cálculo da margem de lucro é simples, existem algumas etapas que você pode seguir e assegurar que as finanças da sua empresa estejam sob controle:
  • Determinar o lucro bruto
  • Dividir o lucro bruto pela receita:
  • Multiplicar o resultado por 100
E pronto, você chegará no resultado da margem de lucro bruto. Porém, você também pode saber qual será a sua margem de lucro líquida, o benefício deste cálculo é ter uma visão melhor sobre seus ganhos e despesas totais, para que você consiga estipular a lucratividade do seu negócio.  Para determiná-la, é necessário tirar todos os valores que são descontados com impostos, tributações e encargos, aluguel, telefone, luz, água, internet entre outros custos que são fixos e variáveis. E então você poderá ir para o cálculo:
  • Determinar o lucro líquido
  • Divida o lucro líquido pela receita 
  • Multiplique o resultado por 100.

Conclusão 

Os cálculos que você aprendeu neste conteúdo vai te ajudar a definir estratégias cada vez mais direcionadas para venda do seu produto ou serviço e para potencializar o relacionamento com o seu cliente, garantindo que ele compre e seja fidelizado. Além disso, a estratégia de precificação e lucro, é ideal para melhores tomadas de decisões. Gostou? Então comente aqui em baixo o que achou das nossas dicas e nos ajude a melhorar.

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