Desenvolvendo Membros
- inovaej
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Proporcionar o desenvolvimento de pessoas traz crescimento à empresa, fornecendo um capital intelectual. Esse é um dos aspectos que mais influência no valor de uma organização. Por sua vez, esse tipo de política focada no progresso de seus colaboradores gera efeitos positivos na cultura organizacional, tornando-se um diferencial de mercado.
Atualmente, o trabalho ocupa grande parte do tempo das pessoas. Sendo assim, tornou-se uma das principais fontes de autorrealização. Contudo, a maioria das pessoas, não enxergam o seu trabalho, como um caminho para tal realização. Isso ocorre porque grande parte das pessoas não possui consciência de seus talentos e, da mesma forma, de seus limites, o que acarreta muitas das vezes em frustrações.
Segundo Chiavenato, um dos principais teóricos da área organizacional, “desenvolver pessoas é sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem”.
Assim, uma empresa que em sua cultura, se preocupa com o desenvolvimento de seus colaboradores, possui algumas vantagens competitivas:
- Atração de talentos;
- Retenção de talentos (consequente diminuição da rotatividade de membros);
- Fortalecimento da marca;
- Potencial de crescimento;
- Maior valor de mercado.
Vantagens essas que fazem a diferença no mercado. Em média, uma empresa norte-americana investe seis meses de treinamento para deixar um novo membro da equipe preparado. Assim, ao assumir sua posição dentro da empresa, já um alto nível de capacitação. Infelizmente atitudes assim são escassas no Brasil. O que vemos são várias equipes desmotivadas e, em muitas vezes, sem conhecimento algum de trabalho em equipe. Alguns empresários contratam o funcionário, sem período prévio de adaptação ou capacitações técnicas. As consequências desses tipos de ação são claras. O cliente sai frustrado por não receber o padrão de atendimento esperado.
DÊ FEEDBACKS
Feedback são essenciais para melhorar e fortalecer os pontos fracos da equipe. Não há sentido acompanhar a produtividade ou oferecer conhecimento e informação se você não está disposto a compartilhar as suas percepções e conclusões com ele.
INVISTA EM TREINAMENTO
Saber os limites, capacidades e pontos fortes e fracos dos membros é imprescindível. Assim é possível tomar decisões, evitar conflitos e distribuir seus funcionários em prol da boa convivência. Unir perfis complementares são uma das vantagens de ter o conhecimento sobre os membros da sua empresa.
CONHEÇA SUA EQUIPE
As empresas, no Brasil, não costumam treinar os funcionários por achar que é um desperdício. No entanto, temos que partir do pressuposto que os funcionários são essenciais na empresa. Tê-los muito bem treinados e qualificados é de extrema importância pra quem deseja ter sucesso empresarial.
PROMOVA A TROCA DE FUNÇÕES
O conhecimento básico sobre o trabalho dos outros membros da empresa é essencial em caso de emergências e situações atípicas. É importante que toda a equipe tenha noção de como agir em caso de ausência ou afastamento de um membro. A ideia seria apresentar a empresa aos colaboradores e propor a rotação de funções. Assim, as pessoas podem conhecer os outros setores, conversar sobre o trabalho das outras áreas e ficar por dentro do processo como um todo.
ESTABELEÇA METAS INDIVIDUAIS
Conhecer os desejos de conquista de um funcionário na empresa pode ser uma boa ideia para você saber o que ele busca na organização. A partir dessas informações, você pode promover treinamentos para os seus colaboradores, para que ele atinja seus objetivos e trabalhe motivado por um propósito atendido.
MOTIVE OS FUNCIONÁRIOS.
De nada adianta os funcionários terem muita capacidade e inteligência nas ações, se eles não estão motivados a trabalhar. Utilize métodos como a analise do ambiente de trabalho, dê boas condições de trabalho a eles, faça programas de incentivo, participação das decisões, entre outros. Tudo isso influencia para que o funcionário busque melhorar, procure fazer mais pela empresa.
Além disso, a melhor maneira de motivar funcionários é dando o exemplo. Mostrar toda sua dedicação pela empresa e se tornar admirado por suas equipes e colaboradores é fundamental. É preciso que todos reconheçam a capacidade do líder de ocupar este lugar por seus próprios méritos. É necessário que percebam que podem contar com sua orientação, em caso de necessidade.
Sendo mais objetivo, o líder ocupa uma posição de referência para a sua equipe. Além de ser responsável efetivamente pelo seu desempenho no geral. Tratando-se de uma cultura voltada para desenvolver pessoas, compete a ele também a sua transmissão, bem como o fortalecimento desses valores.
CONCLUSÃO
Portanto, promover esse desenvolvimento nos membros de sua equipe, não trará só crescimento e desenvolvimento individual para eles, mas também para sua organização.
Já dizia Lacombe, “as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos”
E de fato, empresas que acreditam no potencial de seus colaboradores, normalmente, são aquelas que conseguem transmitir para seus clientes a preocupação em tornar-se cada vez melhor. E oferecem serviços e produtos que explorem o máximo de seu esforço e potencial.
Para ter resultados fora dos padrões, é preciso investir além dos padrões. Que significa investir no ingrediente principal de sua empresa: as pessoas. O progresso/sucesso de uma organização deve andar junto com o progresso/sucesso de sua equipe.
Pode até parecer banal, mas muitas empresas, focam apenas no alcance das metas estabelecidas. Com isso, na sua grande maioria, acabam sobrecarregando seus funcionários e tornando o ambiente de trabalho tenso e desagradável. Além disso, pode se estabelecer uma competição interna, entre a própria equipe, de quem é o “melhor” entre eles. Isso causa ainda mais distanciamento entre os objetivos que deveriam ter em conjunto.
Você almeja esse desenvolvimento na equipe de sua empresa? Conte conosco, para alcançar, disseminar e promover as melhores práticas, entre seus colaboradores.
-Escrito por Felipe Santiago e por Helyaren Lopes.
John Doe
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