Planejamento Estratégico Empresarial

Com o cenário atual do mercado extremamente competitivo, é importante que as empresas definam onde estão e onde desejam chegar. O primeiro passo para traçar os objetivos e metas de uma empresa é organizar e planejar tudo o que será realizado nos próximos meses ou anos. Esse planejamento prévio garante que a instituição tenha recursos suficientes para financiar mudanças e investimentos no seu negócio.

Nesse artigo, você vai ler:

  1. O que é planejamento estratégico
  2. Como aplicá-lo na sua empresa
  3. Benefícios e malefícios
  4. Conclusão

1. O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

No início do ano, uma parcela das empresas, habitualmente, desenvolve o planejamento estratégico que será aplicado durante determinado período. Todo esse planejamento engloba uma leitura da realidade atual do negócio, juntamente com a definição dos objetivos a serem alcançados para os próximos anos. Esses objetivos são acompanhados através de metas definidas para cada área da organização. Desse modo, são definidas também estratégias individuais para o alcance dessas soluções, por meio de uma gestão eficiente de metas e resultados.

2. COMO APLICÁ-LO NA SUA EMPRESA

A base para a construção do planejamento estratégico de uma empresa consiste em três perguntas iniciais: Qual a situação atual da minha empresa? Onde eu quero chegar? E como eu vou chegar lá? A resposta para essas perguntas pode ser encontrada a partir das seguintes etapas de solução:

A primeira etapa consiste em entender a situação atual da empresa. Nesse ponto, leva-se em consideração tudo o que a instituição construiu nos últimos anos, as estratégias que foram utilizadas e todos os resultados obtidos. Assim, fica fácil definir quais são seus pontos fortes e fracos, para que estes sejam utilizados sempre a seu favor. O conjunto dessas informações gera insumo suficiente para a próxima etapa do planejamento estratégico, que é a definição das metas da empresa. Na hora de defini-las é importante focar na real possibilidade de conquista, portanto, nada de definir metas inalcançáveis. O importante é projetar sua empresa rumo ao sucesso, mas sempre com os pés no chão.

As metas de uma empresa devem ser específicas e claras, além de relevantes e temporais. Uma meta sem prazo perde-se em ordem de prioridade e acaba ficando em segundo plano. O mesmo acontece quando se cria uma meta irrelevante. Com isso, ao criar objetivos para os setores da sua empresa, busque ferramentas que auxiliem no controle das atividades, como o Trello e o Pipefy. Essas ferramentas permitem uma organização maior do seu planejamento, pois possui diversos mecanismos de gestão como checklists, cards de urgência e formação de equipe na plataforma. Lembre-se, uma boa meta deve ser, antes de tudo, mensurável, por isso, desenvolva indicadores de desempenho e acompanhe-os frequentemente.

Então, metas traçadas? É hora de colocá-las em prática! Inicia-se, então, a terceira etapa do planejamento estratégico, a definição de ações e estratégias. Nessa etapa são desenvolvidas as estratégias para o alcance das metas definidas e as ações que serão executadas pela empresa. Lembre-se, as estratégias dizem respeito às medidas que serão utilizadas e as ações dizem respeito a como essas medidas serão implementadas. Não ficou claro? Analise o seguinte exemplo:

  • Meta: aumentar as vendas da empresa em 10% dentro de cinco meses;
  • Estratégia: lançar dois novos produtos que a concorrência não tem;
  • Ações: desenhar novos modelos de produto, realizar pesquisas de mercado e investir em marketing digital.

Após definir todo o planejamento estratégico da empresa, é importante garantir o comprometimento e alinhamento dos funcionários com os objetivos traçados. Além disso, faz-se necessário, também, definir ferramentas de controle e monitoramento para as estratégias lançadas, assim, é possível acompanhar os resultados obtidos para alcançar a última etapa do planejamento estratégico. Nada pior para uma empresa do que detectar um erro tardiamente, por isso essa fase é crucial para um bom planejamento estratégico. Caso sejam percebidos erros no planejamento, medidas corretivas e planos de ação no modelo 5W2H podem ser implementados, já se o planejamento demonstrar resultados positivos, este pode ser padronizado dentro da empresa.

3. BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é de fundamental importância para o crescimento de um negócio, pois com a definição clara dos objetivos da empresa e com a criação das estratégias, esse alcance é muito mais assertivo. Para quem decide desenvolver um planejamento estratégico na empresa, existem vários benefícios a serem aproveitados, dentre esses benefícios, os principais são:

  • Organizações proativas

Com um planejamento adequado, as empresas podem se antecipar para cenários desfavoráveis, antes que eles propriamente aconteçam. Essa preparação torna as organizações mais proativas, ao invés de reativas.

  • Definição dos princípios essenciais do negócio

Com o estabelecimento de metas e estratégias, as atividades dos setores da organização se dedicam exclusivamente ao alcance do crescimento desejado da empresa.

  • Eficiência operacional

O planejamento orienta, ainda, atividades a serem seguidas e decisões a serem tomadas de acordo com as metas estabelecidas. Esse roteiro permite maior produtividade dos setores da empresa.

  • Durabilidade  dos negócios

Empresas devidamente planejadas estão mais preparadas para cenários de mudanças, tendo em vista que a previsibilidade permite a elaboração de estratégias de inovação na empresa. Conhecer o cenário atual do negócio permite sua longevidade.

4. OS MALEFÍCIOS DA FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No entanto, quando os dirigentes não planejam e definem estratégias de crescimento da empresa, a organização pode sofrer com várias instabilidades, tais como:

  • Elevação dos custos

A falta de um planejamento estratégico indica a ausência de uma previsão dos eventuais gastos e situações que a empresa pode passar. Dessa forma, podem ocorrer erros desnecessários como compras excessivas de materiais ou falta de itens necessários em períodos estratégicos. Assim, o planejamento proporciona meios para reduzir gastos e evitar despesas desnecessárias.

  • Falta de conhecimento das dificuldades da empresa

A falta de uma gestão sem conhecimento de suas ameaças, fraquezas, pontos fracos e pontos fortes pode levar a ruína da organização, pois não saberá lidar com as adversidades impostas e necessidades de melhorias.

  • Despreparo perante mudanças do mercado e do cenário político

Empresas que não buscam analisar o mercado e a situação econômica do país, podem sofrer grandes perdas financeiras, serem facilmente abaladas por crises e problemas políticos, comprometendo assim sua saúde financeira.

  • Dificuldade de crescimento e consolidação do mercado

        A falta de planejamento estratégico pode acarretar em sérios impeditivos ao crescimento da empresa. Seu aumento gera maior demanda e mais clientes, contudo, o que deveria ser positivo passa a ser um transtorno, já que a empresa não está preparada. Com isso, passa a ocasionar desgastes nos colaboradores por meio da sobrecarga de trabalho não planejado e atraso na efetuação de serviços e/ou entregas.

5. CONCLUSÃO

Uma empresa com planejamento alinhado a sua cultura e que envolva todos os colaboradores possui mais chances de sobrevivência no mercado. No entanto, o descuido com o planejamento estratégico pode causar transtornos ao desenvolvimento da organização. Por isso, é de suma importância o investimento nesse planejamento.

E aí, gostou do conteúdo até aqui? Ficou curioso (a) e quer aplicar Planejamento Estratégico no seu empreendimento, mas não sabe como?

A boa notícia é que a Inova oferece consultoria em Planejamento Estratégico no seu portfólio, juntamente com o diagnóstico situacional gratuito! O serviço tem como objetivo ajudar os clientes com uma construção saudável e estratégica do futuro da empresa, sempre em conjunto com os contratantes.

John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorLorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor


Preencha os campos abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *