Pessoa comprando no e-commerce Nos últimos anos, o modelo do comércio digital, também denominado como e-commerce, tem crescido bastante, fato que tornou viável o desenvolvimento de diversos negócios, em virtude dos menores custos e das novas oportunidades de negócios, em comparação ao comércio físico. Além disso, o empreendedorismo digital possui um leque de possibilidades muito grande, visto que não há um padrão, nem um ramo predefinido para montar esse tipo de negócio – por se tratar de um modelo de negócio muito mutável. O mercado digital é uma boa saída para o empreendedor, que tem uma ideia inovadora e/ou não tem tanto dinheiro, pois entre os benefícios estão o horário flexível e o baixo investimento inicial. Entretanto, é crucial que exista uma boa estruturação e planejamento do negócio. Com isso em vista, reunimos alguns dados que ajudarão você a planejar e estruturar bem o seu negócio digital. Quer saber mais? Continue lendo esse texto.

O que fazer para planejar e estruturar bem o seu negócio digital?

Para explicar melhor o que deve ser feito para que o e-commerce seja lançado ao mercado de forma estruturada e bem planejada, reunimos 6 etapas essenciais para montar o negócio digital:

#01. Defina o seu nicho de mercado

Inicialmente, é fundamental que o empreendedor defina o seu nicho de mercado. Para tal, é importante analisar informações que abranjam desde sua expertise em algum ramo, até se há uma clientela disposta a comprar o produto, visto que não adianta possuir um produto de muita qualidade, sem que haja um público para comprá-lo.

#02: Faça uma pesquisa de tendência com os potenciais clientes do negócio

A realização de uma pesquisa de mercado é essencial para a obtenção de informações, por meio da consulta ao público-alvo definido para o negócio, que venham a dar um maior suporte à tomada de decisões eficientes. Também, é importante a realização do benchmarking, que consiste na busca por melhores processos, até mesmo com possíveis concorrentes, para que o empreendedor possa definir um rumo melhor traçado, e, para que dessa forma, também se torne possível a criação de planos estratégicos com maior grau de assertividade, pois ao aprender com os erros e acertos dos outros empresários, as possíveis ações que o indivíduo possa vir a tomar tornam-se mais claras.

#03. Produza protótipos de seu produto, para a realização de testes

Outro ponto muito importante é a criação e análise dos MVP’s (Minimal Viable Product – Mínimo Produto Viável, do inglês), ou seja, protótipos nos quais se utilizam o mínimo de recursos possíveis para elaborar o produto. Com isso, gera-se material para estudo, sem que saia muito caro para o empreendedor realizar uma possível pivotagem (mudança total de ramo). Logo, os modelos de MVP’s são importantíssimos para a criação de qualquer tipo de negócio, especialmente em empreendimentos de rápidas mudanças, visto a necessidade da realização de vários testes – sendo preferível que os gastos com estes sejam menores.

#04. Faça o planejamento financeiro de seu negócio

Também é bastante importante que o indivíduo tenha um planejamento financeiro, visto que mesmo com a redução dos custos provenientes dos testes em modelo MVP, e da não necessidade de se possuir uma loja física, o retorno do investimento no negócio pode ser um pouco demorado. Inclusive, empecilhos inesperados e custos extras para a manutenção do negócio podem vir a aparecer, e caso não se tenha essa margem, o empreendedor pode vir a sofrer um revés muito grande. Se você quiser entender sobre como realizar a estruturação financeira de seu negócio, confira nosso artigo sobre Estruturação Financeira, em nosso blog.

#05. Invista em tráfego orgânico e tráfego pago

A importância das redes sociais, como Instagram e Facebook, também deve ser ressaltada, afinal, é essencial que a marca possua uma maior presença na internet, dado que, por vezes, boa parte dos clientes do empreendimento é prospectada de forma passiva, por meio das redes sociais do empreendimento. Uma rede social com um alcance alto e direcionado é importante para qualquer ramo que trate de vendas, pois as redes sociais, nos últimos tempos, se tornaram veículos de prospecção. O tráfego orgânico trata-se do tráfego natural, em que o indivíduo chega até o site pesquisando por ele ou pelo assunto, sem que seja necessária a realização de transações monetárias para que o indivíduo seja direcionado a uma recomendação de conteúdo. Trata-se de um uma forma simples de tráfego, sem nenhum tipo de filtro e com um alcance um pouco menor. Já o tráfego pago é utilizado para que o empreendedor possa ter uma melhor filtragem de público para o qual seu conteúdo será enviado. Desta forma, o público-alvo definido para o destino do produto terá uma maior chance de receber os conteúdos e as publicações produzidas. Com isso, a prospecção de novos clientes de forma virtual é facilitada, graças ao fato de que o indivíduo que virá a receber o conteúdo estará mais propenso a consumi-lo, pois o produto está direcionado aos seus hábitos e interesses.   [rock-convert-cta id=”2253″]

#06. Busque sempre estar atualizado e a par das inovações do mercado

Para o desenvolvimento de um empreendimento digital, com uma maior perspectiva de sucesso, é crucial a busca constante por conhecimento, dada a mutabilidade do estilo de negócio em questão, e o surgimento constante de inovações e novos modelos de negócio.   Os empresários desatualizados, acomodados em sua rotina empreendedora, acabam ficando para trás e, porventura, podem vir ir a entrar em falência, devido à volatilidade do mercado.

Conclusão

Em suma, a estruturação de um e-commerce é muito importante, pois dessa forma as decisões tomadas pelo empreendedor serão mais assertivas, além dele possuir uma maior margem de segurança, dado que todo seu processo está estruturado, desde o nicho de negócio no qual ele decidiu investir, até a forma e os métodos que ele utilizará para realizar a prospecção de seus clientes. Também se pode observar a importância do planejamento, visto que de nada adianta uma ideia inovadora se ela não for bem estruturada e bem planejada, com menores chances de sucesso. [rock-convert-cta id=”2250″]

Preencha os campos abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *