5 tendências para 2022 que devem ser implementadas no seu negócio

O comportamento do consumidor se transformou nos últimos anos. A internet, por exemplo, passou a ser o principal canal de vendas para muitas empresas. Além disso, o surgimento e o maior uso de diferentes plataformas de redes sociais tornou esses espaços virtuais um local para relacionamento entre marcas e clientes e, claro, um local para realização de negócios.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), de 2019 para 2020, houve um aumento de 68% da participação do e-commerce nas vendas. Mas os caminhos para conquistar os consumidores não estão apenas no digital. Por isso, a Inova reuniu algumas tendências para você implantar em seu negócio em 2022.

  1. Sustentabilidade e valor agregado
    De carros elétricos a entregas de alimentos com menos emissão de carbono, os consumidores estão cada vez mais preocupados o meio ambiente. As empresas devem otimizar seus processos e estabelecerem políticas de sustentabilidade, além de comunicá-las aos clientes.
  2. Atendimento virtual humanizado
    Nos últimos anos, vimos um grande aumento no número de empresas que implementaram o chatbot em seus sites (chatbots são softwares que fazem uso de inteligência artificial para manter uma comunicação com os clientes como se fosse um humano). Essa ferramenta otimiza atendimentos simples, mas é necessário buscar formas de humanizar essa comunicação ou mesmo manter colaboradores humanos para demandas mais complexas. O chatbot é uma excelente ferramenta para oferecer atendimento rápido e em qualquer horário.
  3. Menos cliques, mais vendas
    Os consumidores estão cada vez mais atentos ao consumo sustentável. Eles buscam comprar produtos com “selo verde”, mas também estão preocupados em consumir menos e de forma consciente. Apesar disso, os números de vendas on-line só aumentam e, por isso, e-commerce devem buscar tornar a jornada de compra mais fluida, requerendo menos cliques. Fazer uso de ferramentas como o Google Meu Negócio, adicionando os produtos oferecidos também é uma boa estratégia.
  4. Experiências integradas
    Para agilizar o processo de entrega de produtos (o que também é uma demanda cada vez maior dos clientes), muitos compradores optam por fazer a retirada de suas compras em um ponto de venda físico. Por esse motivo, é essencial que as experiências on-line e off-line sejam pensadas de modo integrado. O omnichannel veio para ficar. Essa integração deve ser pensada para diferentes aspectos: ações de marketing e comunicação, vendas e logística integradas.
  5. Compromisso com a inclusão e o respeito
    A pesquisa 2022 Global Marketing Trends aponta que os brasileiros com mais de 26 anos (76%) preferem comprar de marcas que abordam questões sociais e de desigualdades em suas ações de comunicação. Esses resultados demonstram que investir na transformação do mundo (comunicando isso aos clientes) é uma forma de aumentar os resultados positivos.

As pesquisas e especialistas apontam tendências de comportamento de modo amplo, mas é fundamental conhecer o seu negócio e o seu público para traçar as estratégias mais adequadas. Mas você pode contar com as soluções da Inova para fazer sua pesquisa de mercado e construir um Plano de Marketing que viabilize os melhores resultados. Clique aqui para conversar com a gente.

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