Como a pesquisa de mercado pode ajudar no sucesso de um negócio
- inovaej
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Se há uma ferramenta que pode oferecer bons caminhos para quem quer empreender ou já é empreendedor, essa ferramenta é a pesquisa de mercado. O brasileiro pode até ter o empreendedorismo e o marketing na veia, mas sem estratégia e planejamento, os negócios tendem a não dar certo. Para ajudar você, preparamos esse post para mostrar como a pesquisa de mercado pode ajudar no sucesso de um negócio.
Neste texto você aprenderá sobre:
- A importância da pesquisa de mercado para quem quer empreender e para empresas já constituídas;
- Os benefícios dessa ferramenta;
- Algumas possibilidades de aplicação e as informações que podem ser obtidas por meio da pesquisa de mercado.
Segundo o Sebrae, a Pesquisa de Mercado é uma ferramenta que permite aos empreendedores e às empresas obterem informações importantes acerca do mercado em que atuam ou atuarão. Numa pesquisa de mercado, você obterá informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes, tendências de produtos e modelo de negócio etc.
Sabendo dessas informações, será possível definir estratégias mais assertivas, facilitar o alcance de resultados positivos e até evitar a falência da empresa. Segundo o IBGE, 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham as portas após 5 anos de atividade. Se você está se identificando com essa triste realidade, continue lendo esse post para reverter esse quadro enquanto há tempo.
A Pesquisa de Mercado permite:
- Definir melhor o público-alvo;
- Compreender a percepção do cliente sobre a marca e os produtos;
- Lançar ou aprimorar produtos;
- Descobrir como o atendimento da empresa está sendo prestado;
- Identificar tendências;
- Entender o que tem funcionado na concorrência;
- Conhecer os melhores fornecedores.
Conhecendo todos esses benefícios, fica a pergunta: como fazer pesquisa de mercado?
Possibilidades da pesquisa de mercado:
Com a internet, fazer uma pesquisa de mercado online se tornou mais fácil, mas é preciso planejar bem os objetivos para alcançar resultados significativos e que respondam às dúvidas iniciais. São várias as possibilidades de realização e as informações que podem ser obtidas:
Aplicação de entrevistas e formulários
Independente do método de aplicação (telefone, formulário on-line, entrevista presencial etc), é fundamental a definição de perguntas que gerem respostas que respondam aos problemas de pesquisa. Por exemplo, se uma empresa do ramo de cosméticos deseja saber o que agrada o cliente em relação a um determinado produto, deve fazer uma pergunta como:
O que mais lhe agradou durante o uso do produto X?
E não…
Você gostou de usar o produto X?
Perguntas como o segundo exemplo podem gerar respostas como SIM ou NÃO, o que não permitiria a empresa identificar o que agradou o cliente. Evidentemente, tudo dependerá dos objetivos da pesquisa e da abordagem empregada: quantitativa (onde se entrevista muitas pessoas a fim de obter números que permitam testar as hipóteses iniciais) ou qualitativa (onde se busca um maior aprofundamento nas respostas, com menos pessoas).
Utilização e reapropriação do produto
Todo produto ou serviço é criado pensando em um propósito, em um público específico. Entretanto, muitas vezes, o consumidor usa a criatividade e encontra outras formas de uso do produto. O leite condensado, por exemplo, surgiu a partir de um experimento para reduzir a perecibilidade do leite líquido. Ele passou a ser valorizado como alimento a partir da Guerra Civil Americana e chegou até a ser utilizado como um reforço alimentar e energético para crianças. Hoje, entretanto, sua maior utilização é na produção de sobremesas ou mesmo para consumo direto.
Uma pesquisa de mercado permite às marcas identificar os comportamentos dos consumidores diante de seus produtos e, se necessário, empregar novas abordagens de marketing. A marca de amido de milho Maizena se valeu da utilização feita pelos consumidores para sugerir, em campanha publicitária, um novo uso para o produto: adicioná-lo à receita de bolo.
Definir a segmentação de mercado do negócio
Se a pesquisa de mercado trará mais conhecimento sobre os consumidores, ela também pode lançar luz sobre as possibilidades de segmentação de mercado. Identificando os grupos de clientes que se pretende atingir, a definição das estratégias de marketing para impactar o target serão mais assertivas.
Como fazer ações de marketing pode requerer um orçamento considerável, a pesquisa de mercado ainda pode levar às empresas a economizarem recursos.
Também não custa lembrar: conhecendo o público consumidor, é possível pensar em ações que promovam uma experiência positiva dele com a marca e estimule uma nova compra.
Se você chegou até aqui, é porque reconheceu as potencialidades da pesquisa de mercado. Para realizá-la de modo mais simples, é possível coletar os dados diretamente com os entrevistados (pesquisa primária) ou trabalhar com dados obtidos de outras fontes (pesquisa secundária), como jornais, pesquisas do Sebrae, IBGE etc. Mas se o objetivo é identificar oportunidades mais consistentes e/ou definir estratégias ainda mais assertivas para a empresa, você deve buscar uma empresa especialista na ferramenta, como a Inova.