Como montar um Plano de Negócio: 6 passos essenciais

   Objetivos do texto:

  • Apresentar a importância do Plano de Negócio para o sucesso de um empreendimento;
  • Detalhar os principais pontos de um bom Plano de Negócio.
 

Você decide que chegou a hora de empreender e abrir seu próprio negócio. Obviamente, você deseja que tudo dê certo, fugindo da estatística de que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. Para isso, dois aspectos farão toda a diferença: uma Gestão Eficiente e um Plano de Negócio. A Inova EJ pode te ajudar com os dois temas, mas hoje falaremos sobre como montar um plano de negócio.

Um plano de negócio é o instrumento que auxiliará você, empreendedor, na análise da viabilidade da ideia de negócio, do mercado, dos produtos e serviços que serão oferecidos, do público-alvo, da concorrência, dos fornecedores, do investimento e muito mais. Esse planejamento dará um direcionamento para o empreendimento, desde a viabilidade de seu lançamento, manutenção ou até ampliação.

OU SEJA…

Um Plano de Negócio não é feito apenas para começar um novo negócio, mas também para mantê-lo atualizado, buscar crédito, investidores ou parceiros. Ele é um instrumento vivo, que deve ser atualizado de tempos em tempos para garantir o sucesso da empresa.

Identificada a oportunidade, é hora de elaborar um planejamento que facilite a estrutura, abertura e gerenciamento do negócio e, quando necessário, até a captação de recursos. O Plano de Negócio apresenta detalhes do empreendimento e define seu modelo de negócio. Ele responde a estas e muitas outras perguntas: o que é o negócio? Como ele funcionará? Como é o mercado? Há viabilidade para abrir esse negócio?

Observe que: ao avaliar a viabilidade do negócio ainda na fase de planejamento, você reduz as perdas, pois não terá aberto a empresa para descobrir que ela não é viável.

Mas… como elaborá-lo?

COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIO:

É possível encontrar diferentes estruturas e modelos de Plano de Negócio. Entretanto, suas partes principais são:

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

A função desta seção é apresentar a empresa e o contexto em que ela está inserida. Trata-se de um ponto importante, pois orienta o alinhamento entre os propósitos da organização e as ações idealizadas. No Sumário Executivo constam informações, como:

  • Resumo do que será apresentado no plano de negócio;
  • Informações dos empreendedores e do empreendimento;
  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Ramo de atuação;
  • Forma jurídica e enquadramento tributário;
  • Capital social;
  • Fonte de recursos.

2. ANÁLISE SITUACIONAL E DE MERCADO

Nessa seção, são detalhados os micro e macro ambientes em que a organização está ou estará inserida. Assim, ela deve apresentar, detalhadamente, estes pontos:

  • Análise político-legal
  • Análise do ambiente econômico
  • Análise sociocultural
  • Análise do ambiente tecnológico
  • Análise da concorrência
  • Análise de mercado
  • Análise SWOT (sigla referente a strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam, em português: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa).

É necessário observar que esses pontos exigem muita pesquisa. Informações e análises distorcidas podem impactar negativamente no negócio. Para evitar esse problema, pode-se contratar uma empresa especializada na construção de planos de negócios e pesquisa de mercado, como a INOVA EJ. Em nosso blog, já falamos sobre como a pesquisa de mercado pode ajudar no sucesso de um negócio

3. PLANO DE MARKETING

Na seção Plano de Marketing, são detalhados os famosos 4Ps do Mix de Marketing, que contempla:

  • Produto: o que é ofertado, seus atributos e como está relacionado às demandas do público;
  • Preço: relação entre os custos e o lucro desejado, estratégia de precificação e atração do público etc;
  • Praça: onde o produto ou serviço será ofertado, logística e distribuição, posicionamento e segmentação de público, dentre outros fatores relacionados à localização (física e/ou digital) do empreendimento;
  • Promoção: como o produto ou serviço será divulgado para o público, canais de distribuição, abordagem de comunicação para promover o que está sendo ofertado.

4. PLANO OPERACIONAL

Para que o negócio funcione bem, é fundamental ter processos bem definidos. Nesta seção, esses processos são detalhados e devem constar:

  • Layout: apresentação de como os setores da empresa ficarão distribuídos no espaço físico, incluindo o local para acomodação de recursos como mercadorias, matérias-primas etc;
  • Capacidade produtiva, comercial ou de prestação de serviços: considerando a realidade da empresa (quantidade de colaboradores, espaço físico e outros aspectos), define-se quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos de forma simultânea, evitando ociosidade, desperdício ou mesmo frustração para clientes;
  • Processos operacionais: detalhamento de como a empresa irá funcionar, quais as etapas de produção, venda, prestação de serviço, pós-venda, rotinas administrativas e outros elementos do cotidiano da empresa.
  • Recursos humanos necessários: apresenta uma projeção da quantidade de pessoas/colaboradores necessárias para que o negócio funcione e atenda às demandas do público e do mercado.

5. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O Planejamento Financeiro talvez seja um dos pontos mais complexos do Plano de Negócio. Se você não tiver experiência sobre o tema, considere contratar uma empresa ou consultor especialista. Em linhas gerais, essa seção apresenta informações sobre:

  • Os investimentos necessários para começar o negócio e para mantê-lo rodando: investimento inicial, capital de giro e investimentos pré-operacionais;
  • Estimativa de custos (matéria-prima, operacionalização, pessoal, comercialização etc) e faturamento mensais;
  • Indicadores de viabilidade (ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e payback ou prazo de retorno do investimento).

6. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO

Realizadas todas as pesquisas necessárias ao planejamento do negócio, é chegada a hora de refletir sobre os achados e responder à pergunta:

Vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?

Esta talvez seja a parte mais difícil, pois, caso a resposta seja negativa, pode significar o fim do sonho do empreendedor. Entretanto, um dos principais papéis do Plano de Negócio é evitar prejuízos para quem vai empreender ou investir em um negócio, o que é muito positivo. Além disso, durante o processo de pesquisa, outras oportunidades podem ser percebidas. É preciso atenção e disposição para, se necessário, reinventar-se.

Fontes: Sebrae e Portal Contábeis.

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