O sucesso de uma empresa é a soma de diversos fatores que contribuíram direta ou indiretamente para os bons resultados dela.
Num mundo movido por informações, a organização pode ser fator-chave para a melhoria em diversas áreas, principalmente dentro de uma empresa.
Sabemos que uma organização é capaz de produzir bastante informações através de seus documentos, afinal as próprias tarefas diárias que envolvem administração, finanças, marketing, suporte e recursos humanos compõem a rotina e processos da companhia e geram diversos documentos todos os dias.
Uma situação que já deve ter passado na organização é ficar horas procurando ou aguardando um documento. Uma situação que pode afetar sua rotina ou resolução de alguma demanda e em casos mais graves interferir até mesmo em alguma tomada de decisão.
Problemas assim são comuns em empresas de todos os portes e uma forma de evitá-los é fazendo a gestão de documentos.
Pensando nisso, criamos esse post para falar sobre a importância da gestão de documentos para sua empresa e como ela pode melhorar seus resultados.
Vamos lá!
O que é a Gestão de Documentos?
Ao longo da vida útil de uma empresa, ela vai acumulando vários documentos produzidos: dados de contratação dos funcionários, recibos, relatórios, notas fiscais, fichas de clientes e fornecedores, entre outros que contêm informações importantes sobre o negócio e que por motivos de segurança não devem ser descartadas. Isso pode se tornar um verdadeiro problema, tanto de espaço quanto de organização e administração que pode ser evitado com a gestão de documentos. Gestão de Documentos é o conjunto de processos implementados com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. Ela envolve medidas que servem para administrar os documentos, físicos ou digitais, que uma empresa precisa manter, garantindo a organização e cumprindo as regras previstas por lei para esse quesito. A ideia é simplificar o uso desses papéis no dia a dia, tornando a busca por dados mais fácil, organizada e segura. Se implementada com a ajuda da tecnologia, a gestão de documentos pode ser definida como uma solução de arquivo e organização, que permite realizar consultas eletrônicas, sendo possível encontrar todos os dados em um só lugar de forma imediata e eficiente, sanando assim o problema de perda das informações. A gestão de documentos poderá organizar todos os documentos produzidos e armazená-los divididos em diferentes categorias, que vão desde o tema em que se enquadram até o nível de importância. Esse é só um exemplo que podemos citar diante das inúmeras soluções que podem surgir diante da situação, porte, tipo de negócio e/ou necessidade da empresa.Qual a importância da gestão de documentos?
Devido a pouca importância dada à gestão de documentos, muitos empreendedores colocam suas empresas em risco fiscal ou trabalhista. Os arquivos produzidos diariamente podem alcançar um volume gigantesco e são documentos de informações valiosas que precisam ser armazenados por determinado tempo. Com isso, os dados se tornam o principal patrimônio de uma companhia e também se tornam recursos de competitividade: Cada arquivo assume uma função estratégica, devendo ser conservado de maneira adequada. A gestão dessas informações permite agilizar a tomada de decisão, elevar a produtividade e reduzir o tempo dos colaboradores na busca por dados. O extravio de um só documento pode gerar prejuízos praticamente imensuráveis e muitos gestores acabam até mesmo gerenciando os documentos de forma equivocada causando diversos riscos, como:- perdas;
- exposição de conteúdos sigilosos;
- demora e dificuldade para localizar informações, sobretudo em casos de urgência;
- atraso na tomada de decisões imediatas.