5 Vantagens vantagens de estar em um marketplace

Com certeza você já sabe que, estando presente na web, as chances de uma empresa aumentar o volume de vendas são enormes. O que talvez você não saiba é que há diversas formas de construir essa presença digital e vender on-line. Uma delas é por meio de marketplaces.

Neste texto, você vai:

  • Entender o que é marketplace;
  • Conhecer as vantagens de adotar essa estratégia de marketing.

O comércio eletrônico é uma das principais formas de comprar e vender atualmente. A modalidade já vinha se consolidando por meio do barateamento de banda larga e do maior acesso da população a dispositivos conectados. A pandemia, entretanto, acelerou ainda mais os números desse mercado, pois muitos negócios tiveram que se reinventar e ingressar no mundo digital para continuar a existir.

Há diversas formas de construir a presença digital e ampliar os pontos de contato e de distribuição on-line do produto. Construir um site ou uma loja virtual, muito provavelmente, é o meio mais conhecido, mas há alternativas mais fáceis, como os marketplaces, que apresentaremos a seguir.

O que é Marketplace?

De forma simples e direta, o marketplace é como um espaço para compra e venda de diversos produtos em ambiente on-line. Podemos fazer uma analogia com um shopping, onde encontramos diversas lojas com vitrines que disputam a atenção dos passantes.

O cliente vai ao shopping de sua preferência, onde sabe que encontrará diversas opções de loja, em busca de um produto. Ele, então, será atraído pelo que é apresentado e efetuará a compra onde observar a maior quantidade de benefícios. Observe que, antes de escolher a loja onde efetuará a compra, ele escolheu um centro comercial onde sabe que terá diversas opções. 

O marketplace segue a mesma ideia. O cliente escolhe um site como a Americanas.com, o Mercado Livre ou a Amazon, que cumpririam o papel de shopping, e faz a busca pelo produto que deseja, explorando diferentes lojas dentro desse ambiente.

Outros exemplos de marketplace são: eBay, Shoppe, Elo7, Alibaba etc.

Vantagens de estar em um Marketplace

1. Aumento nas vendas

Na prática, estando em um marketplace, o negócio ganha mais uma canal de vendas, potencializando as chances de alcançar seu target e vender mais. No marketplace, seu canal de distribuição passa a funcionar 24 horas.

2. Visibilidade e credibilidade

Citamos alguns exemplos de marketplace anteriormente e você provavelmente conhece algum deles. Isso demonstra que as marcas presentes nesse shopping virtual ganham uma grande visibilidade, podendo alcançar, inclusive, um mercado global.

Geralmente, esses sites contarão com uma maior frequência de visitas e maior tráfego que uma loja virtual própria. Além disso, na maioria das vezes, como são grandes empresas, são conhecidas do público, o que amplia a percepção de valor e a credibilidade junto ao cliente.

3. Estrutura pronta

Montar uma loja virtual é uma tarefa que demanda muito esforço e tempo. Com o marketplace, o empreendedor conta com uma estrutura já montada onde ele deve inserir as informações sobre os produtos que venderá. Tanto a empresa parceira (a empresa que está vendendo) como o cliente contam também com a tecnologia de pagamento oferecida pelo marketplace, o que confere maior segurança à transação. 

Além disso, muitos sites oferecem ainda soluções de logística e gestão de estoque. Ou seja, diferente do e-commerce tradicional, o marketplace reduz as preocupações do empreendedor com gerenciamento de tecnologias, marketing, segurança, pós-venda etc.

DICA: Plataformas como olist.com permitem ao empreendedor estar em diferentes marketplaces ao mesmo tempo.

4. Redução de despesas

O comércio on-line por si só já é associado a essa realidade de despesas mais enxutas. Essa característica também está presente nos marketplaces. Uma importante redução que podemos indicar, está relacionada ao investimento em publicidade e marketing. Como esses sites já contam com uma estratégia de comunicação e marketing muito bem definida, trabalhando bem a apresentação do que é vendido, as chances do público chegar ao seu produto aumentam consideravelmente.

5. Possibilidade de manter diferentes canais de venda

Tomar a decisão de estar em um marketplace não exclui seu negócio das inúmeras outras potencialidades das ferramentas digitais. É possível, como já mencionamos, ter uma loja virtual própria ou intensificar ações de social commerce ou marketing de afiliados, por exemplo. Pensar em soluções de comunicação e marketing integradas pode funcionar bem para vender aqueles produtos que estão parados no estoque, aproveitando o tráfego gerado por esses canais.

Conhecer os benefícios dessa modalidade de comércio é fundamental para quem já tem um negócio e quer ingressar no mundo das vendas on-line ou para quem deseja começar uma nova empresa. Contudo, a melhor forma de reduzir riscos e traçar uma boa estratégia para alcançar o sucesso, é construir um bom plano de negócios.

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